Publicidade

loading...

Curiosidades da Flor-de-lotus

11:42:00



Flor de Lótus inspira superfície autolimpante. Reverenciada por vários povos, a flor sagrada dos hindus – a flor-de-lotus - ao que tudo indica, deve acrescentar mais algumas qualidades à sua lista de virtudes. Imagine uma cidade onde a sujeira e a poluição escorressem como água das paredes dos edifícios, da pintura dos carros, dos móveis, etc... Pois é o que promete uma tecnologia baseada na microestrutura da flor-de-lótus, que se mantém sempre limpa, apesar de nascer no meio de pântanos.
Desenvolvida pelo botânico alemão Wilhelm Barthlott, da Universidade de Bonn, a tecnologia está sendo utilizada em vários produtos. O primeiro é uma tinta, batizada de Lotusan e fabricada pela alemã Ispo. Quando aplicada nas paredes externas de edifícios, a tinta repete a estrutura da superfície das pétalas e se torna, surpreendentemente, autolimpante. Ao contrário do que se costuma imaginar - que as superfícies lisas são as mais limpas -, a flor-de-lótus é coberta por milhares de poros microscópicos. É exatamente essa porosidade que impede que a sujeira se acumule, sendo facilmente carregada pela chuva. Surpreendente também é que nem mesmo a água adere à superfície. Os pingos unem-se e rolam como mercúrio de um termômetro quebrado. E quando rolam pela parede, carregam a sujeira. Outra empresa alemã, a Erlus, começa a produzir em escala comercial, no segundo semestre de 2000, outro produto com a mesma tecnologia. Desta vez é uma telha, a Lótus-Rot. Como na caso da tinta, o efeito lótus é reproduzido na superfície da telha, que também é auto-limpante e repele a água. A gama de aplicações potenciais da tecnologia baseada na flor-de-lótus parece ser infinita. Instrumentos médicos ou talheres, que estão sempre limpos, móveis externos que não sujam com a poluição, um verniz autolimpante para automóveis... enfim, são os mistérios da natureza desvendados e transformados em produtos de consumo, não é incrível como as flores e plantas participam de nosso dia a dia?



Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links