Publicidade

loading...

Borboletas e Jardins - União Perfeita

19:02:00




"O segredo não é correr atrás das borboletas é cuidar do jardim para que elas venham até você".
Mario Quintana


Borboletas no Jardim

Ter borboletas no seu jardim, assim como pássaros, é uma relação de troca. Elas alimentam-se do néctar, e em troca ajudam na polinização. Também se alimentam de frutos e da seiva que se solta de algumas árvores.
As lantanas, maria-sem-vergonha e as sálvias são as preferidas das borboletas. O ideal é que as flores tenham cores vivas com amarelo, laranja, rosa, roxo ou vermelho.
O segredo é ter as flores sugeridas para abrigar as lagartas, antes de virarem borboletas adultas. Quanto às lagartas, apesar de comerem partes das folhas, não chegam a causar grandes prejuízos. O máximo que podem causar é um desfolhamento das plantas, o que raramente mata as plantas. O dano é pequeno e as plantas brotarão de novo na próxima florada.
Anote:
Colocar bananas ou abacaxis passados em comedouros ou próximos às árvores ajuda a atrair espécies frugíforas (que comem frutos); Gramados são úteis para as borboletas botarem seus ovos nas ervas que nascem em meio às suas folhas.

Quer conhecer um borboletário?


Borboletário é um espaço licenciado pelo Ibama para conservação, pesquisa e criação de borboletas e mariposas. Nos jardins, são plantadas flores específicas para atrair as borboletas típicas da região onde está localizado. Cada espécie de borboleta e mariposa é pesquisada a fundo para saber o tipo de néctar com o qual se alimenta e em que tipo de planta coloca seus ovos. Em geral, as borboletas voam livremente pelos jardins, oferecendo um baile de cores e alegria aos visitantes do espaço.

O Borboletário da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte _ FZB-BH já completou 13 anos. Foi o primeiro borboletário da América do Sul aberto à visitação pública e atualmente conta com mais de mil animais de cerca de 20 espécies diferentes. Tem como objetivos: pesquisa com borboletas e mariposas, lazer e educação ambiental. Dispõe de um auditório, onde o visitante pode ver um vídeo sobre o mundo das borboletas, painéis educativos e informativos, viveiro de exposição (onde também são coletados ovos), laboratório de lagartas (local para se desenvolverem) e horto (produção de plantas para alimentos para as lagartas). No Borboletário do Zoológico Municipal Belo Horizonte, vivi algumas horas de deslumbramento com uma cunhada e duas crianças.
No Brasil, existem vários outros borboletários situados em zoológicos e com certeza deve ter um próximo de você, vale a pena conhecer.

Curiosidade: a sensibilidade das borboletas é tão grande que, se uma área ambiental estiver degradada, elas não permanecem naquele local. Assim pode-se concluir que……( fica por conta do leitor).








Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links