Publicidade

loading...

Girassol - Fonte de Inspiração e Proteína - Multiflora Fernandopolis

22:46:00


A Multiflora Fernandopolis te ajuda a conhecer um pouco mais desta planta tão especial. Originário da América do Norte, o Girassol conquistou o mundo inteiro e passou a ser cultivado em diversos países como cultura econômica. Além de ser bastante utilizado para ornamentação e produção de óleos que auxiliam no controle do colesterol, ele sempre representou uma fonte de inspiração para poetas, músicos, decoradores e paisagistas. Não é por acaso que um dos quadros mais caros do mundo, o "Girassóis", de Van Gogh, foi inspirado na espécie Helianthus annuus, conhecida popularmente pelo nome de girassol. De coloração amarelo-vivo, a flor chama a atenção pela rusticidade. Com origem na América do Norte, o girassol era utilizado como alimento pelos índios americanos. Em seguida, introduziu-se na Europa e na Ásia no século XVI, onde conquistou espaço como planta ornamental, em razão da beleza da flor. Depois, os russos descobriram o potencial do girassol como óleo vegetal. Hoje, ele está presente em todos os continentes. Para se ter uma idéia, a planta ocupa o quarto lugar em termos de produção e a quinta posição em área plantada, entre as oleaginosas cultivadas no mundo, com 18 milhões de hectares. No Brasil, a primeira expansão ocorreu em 1981, quando os produtores paranaenses cultivaram quase 60 mil hectáres. Depois disso, a cultura passou por sérias adversidades e praticamente desapareceu das terras brasileiras. Da família Asteraceae, o girassol é uma planta herbácea que atinge mais de 2 metros de altura, desde que não seja uma variedade anã. Suas flores são isoladas e semelhantes a margaridas gigantes, chegando a ultrapassar 0,5 centímetros de diâmetro. Com folhas verdes triangulares, a espécie costuma florescer no verão. Seu crescimento é rápido quando mantida em ambientes adequados, de preferência em locais de clima ameno. Já a sua propagação é feita no outono, através de sementes.

Dicas de Cultivo: O girassol é uma planta de fácil cultivo, desde que sejam respeitadas as suas necessidades básicas, como solos arenosos e exposição ao sol. As regas podem ser feitas três vezes por semana em períodos mais quentes do ano e apenas uma vez a cada semana em épocas de inverno. Já a fertilização da terra deve ser realizada apenas uma vez por ano. Para esse processo, o ideal é utilizar adubação orgânica, se possivel rica em humus de minhoca.

Manutenção: Muitas vezes, as flores de girassol são utilizadas para compor arranjos florais. Em caso de serem mantidas em vaso com água, alguns cuidados são necessários para que as flores permaneçam bonitas por mais tempo: 1º retire as folhas velhas e doentes para que não caiam dentro da água do vaso 2º para a maior durabilidade da planta, antes de colocá-la no vaso com água, corte as hastes a dois centímetros da base, na posição diagonal, utilizando uma tesoura ou um estilete bem afiado. Faça este procedimento de preferência dentro da água para acelerar o processo de absorção devido á expulsão do ar no interior do caule. 3º Troque a água do vaso a cada dois dias, no mínimo. 4º Mantenha a sua planta em local bem iluminado, arejado e fresco.

Propriedades Medicinais: O principal uso do girassol se dá na indústria alimentícia para a produção de óleos que auxiliam no controle do colesterol. Este óleo é considerado produto nobre por sua qualidade nutricional. Na medicina popular, as folhas da espécie são usadas na forma de tintura para problemas respiratórios, digestivos e como diuréticas. Já os frutos são recomendados para falta de apetite. Quanto aos princípios ativos, os principais são óleo fixo, colina, betaína e histidina. As suas sementes também são utilizadas como importante fonte de proteínas na alimentação de animais. Para se ter uma idéia, segundo dados da Embrapa Soja - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - localizada em Londrina, estado do Paraná, no beneficiamento de uma tonelada de grãos obtêm-se, em média, 300 quilos de torta com 48% a 50% de proteína. Esse alimento pode ser fornecido a aves, porcos e no confinamento e semi-confinamento do gado, especialmente na temporada da seca, quando falta pastagem. Acesse multifloranet.com.br e descubra o mundo das flores e acessórios para jardim. Floricultura Multiflora Fernandopolis - multifloranet.com.br

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links