Publicidade

loading...

Hidroponia - Espécies Recomendadas

10:49:00





Flores e Plantas Hidropônicas

Não é preciso sair de casa ou fazer um passeio mata a dentro para apreciar as belezas da natureza. Trazer plantas e flores para dentro de casa ou ao local de trabalho, além de embelezar tornam o ambiente mais aconchegante. Cultivar as plantas através da hidroponia oferece um efeito especial, além de ser uma opção mais limpa. Um novo mercado na área de paisagismo está sendo descoberto.
Várias pessoas que conheceram a hidroponia, tiveram vontade de colocar flores e plantas dentro de suas casas e escritórios, e até criaram um local especial para as plantas.
O Laboratório de Hidroponia da UFSC foi que iniciou as pesquisas com plantas para interiores há mais de 5 anos atrás e as intensificou devido ao grande sucesso obtido com várias espécies.
Ainda existem dúvidas quanto a quantidade de nutrientes na solução para o cultivo das plantas, devido ao grande numero de espécies de plantas existentes, mas tudo parte com base em outras espécies já cultivadas no laboratório a partir de condutividades mais baixas.
O objetivo do laboratório é ampliar o conhecimento desse cultivo para que futuros e atuais produtores possam ter uma nova fonte de renda e também vêem nisso uma forma de popularizar o cultivo hidropônico, já que é uma forma simples de ter plantas dentro de ambientes fechados.
Constatou-se interesse de várias floriculturas em comercializar flores hidropônicas, pois muitos já conheciam a hidroponia e isso contribui para despertar um maior interesse.
O comércio de plantas hidropônicas diretamente em água é praticamente inexistente no Brasil, a maioria é cultivada em substrato. Ainda não existem muitos produtores de plantas de interior cultivadas de forma hidropônica pura, na qual o substrato não tenha influência nenhuma sobre a nutrição das plantas.
Não há dados sobre a venda de plantas para interiores no Brasil, já em Portugal as plantas de interiores são responsáveis por cerca de 27% das vendas.
Durante 20 anos, enquanto foi pesquisador da NASA, Bill Wolverton desenvolveu pesquisas em busca de maneiras de manter o ar dentro da nave espacial limpo e achou nas plantas de interiores os filtros mais rápidos e eficientes dos poluentes comuns e perigosos.
Esses poluentes incluem formaldeído, benzina, acetona e amoníaco. Entre as plantas mais eficientes está a Dracena, o Lírio também é uma boa opção. As pesquisas mostraram que um quarto cheio de plantas possui 50 a 60% menos bactérias e bolores transportados pelo ar do que o quarto sem plantas. Outro fator que contribui é a não utilização do solo no cultivo, é através dele que chegam bolores e, seres nocivos às plantas. É bom lembrar que as plantas não fazem milagre e um ambiente bem ventilado e algumas dicas são importantes.


Cuidados com Plantas em Interiores:

Para os interessados em cultivar plantas de interiores recomenda-se conhecer o habitat delas e saber os cuidados a serem tomados. Cada planta tem sua necessidade de luz, temperatura e umidade de acordo com sua origem, inclusive a floração de muitas plantas é determinada pelas horas de luz do dia.
Apenas as plantas que suportem ambientes com menos de 5.000 lux podem ser levadas para o interior. Para se ter idéia flores de exterior suportam entre 50.000 e 100.000Lux (sol direto) e dentro das residências a luz chega a 1500 a 4000lux nas janelas e 500Lux no interior.
No caso do cultivo em substrato deve-se observar o ambiente natural da planta para escolher o substrato ideal. A maioria das orquídeas e bromélias, por exemplo, crescem sobre árvores, necessitando para isto substratos leves, sem excesso de umidade. Manter o nível adequado de água e fertilizante é fundamental para a oxigenação da solução nutritiva e o não apodrecimento das raízes.
A solução não pode ultrapassar 1/3 da altura do substrato. Em lojas especializadas é possível comprar vasos específicos com câmara de água. Também é possível fazer marcações, embora um vaso cheio de substrato dificulte a oxigenação da solução.





Luz Ideal:

Bem sombreado (abaixo de 700lux)
Espécies recomendadas: gibóias, avencas, samambaias, aglaonemas,
dracaenas, comigo-ninguém-pode, espada de são jorge, cissus
Mediamente iluminado (700/1000lux)Espécies recomendadas: ficus, antúrios, begônia rex, lírio da paz, peperômias, bromélias,
Bem iluminado (acima de 1500lux)Espécies recomendadas: suculentas, violetas, antúrios, orquídeas, palmeiras, achimenes, yuca, pandanus, poinsétia




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links