Publicidade

loading...

Seu Gato Lhe Causa Alergia?

07:44:00


Gatos são criaturas difíceis de contentar, geralmente causam as alergias de tão limpos que são! O maior alérgeno do gato doméstico é produzido pela saliva e glândulas sebáceas (óleo) da pele. A limpeza constante do gato faz com que esse alérgeno se espalhe pelo pêlo. Quando seca, se descama com o menor movimento. Os alérgenos do gato são tão grudentos como fita adesiva, e aderem facilmente em roupas, tapetes e móveis. Por serem tão transportáveis, esses alérgenos podem ser descobertos em lugares onde o gato nunca esteve: carros, escritórios, aviões e até mesmo banheiras. Cães também podem causar alergias, mas os gatos, pelo hábito de se lamberem, estão mais propensos a isso.
O pêlo curto ou longo do animal não é considerado como um alérgeno muito importante. Os animais de pêlo curto não são diferentes dos animais de pêlo longo no tocante à causa de coriza. O que os animais de pêlo longo podem fazer, entretanto, é juntar mais partículas de descamação. Os animais de pêlo longo que andam fora de casa tocam mais alérgenos do ar, como pólen, poeira e germes de mofo... exatamente como os humanos com cabelos longos e soltos.


O mito das raças “hipoalergênicas”

Alguns criadores de Bengals dos EUA chegaram a dizer em seus websites que Bengal é uma raça de gato “hipoalergênica”, devido à sua pelagem, mas isso não tem fundamento algum.
De fato, gatos Bengals geralmente não perdem tantos pêlos quanto outras raças, além de seus pêlos serem extremamente finos (nenhuma outra raça de gatos tem pêlos como os deles). Mas mesmo assim, eles não são “hipoalergênicos”, porque isso NÃO existe! Nenhuma raça de gato pode ser considerada assim, afinal, o que causa alergia é a saliva do gato (além de descamação de pele morta), não exatamente o pêlo. Sendo assim, mesmo um exemplar de uma das raças de gatos sem pêlos pode vir a causar reações alérgicas.
As pessoas alérgicas a gatos são alérgicas a todos eles. Infelizmente, apesar de algumas reclamações, não há raças específicas de cães ou gatos que possam ser consideradas “hipoalergênicas”.
Nunca se deve adquirir uma raça específica de gato (ou cão) apenas pensando que por causa de sua raça ele não causará problemas alérgicos!
O que deve motivar a aquisição de um exemplar de uma determinada raça de gato ou cão é o conhecimento que se tem a respeito dela e às características físicas e comportamentais de seus exemplares.
Todo animal de sangue quente, de estimação ou não, produz os flocos de pele morta que são a causa potencial das reações alérgicas. Os pássaros, por exemplo, são produtores notórios de alérgenos, graças à mistura de penas, flocos de pele morta e excrementos. Os nunca agradáveis excrementos de pássaros (bem como os de outros animais engaiolados) se tornam ainda mais desagradáveis pelas bactérias, poeira, fungos e mofo ficarem espreitando de dentro e ao redor de suas gaiolas. As pequenas criaturas engaioladas, como gerbos, hamsters, camundongos, ratos e porquinhos-da-índia podem provocar sintomas alérgicos, da mesma forma que se agrupam em um terreno ao redor de um celeiro com cavalos, vacas, bodes, galinhas, patos e gansos. Alguns animais, particularmente os cavalos, são um problema maior. Os estábulos mal ventilados e fechados são ótimos para os germes de mofo que têm seu auge no feno dos cavalos. Uma coisa boa é que os cavalos não têm penas, ou os alérgicos estariam com um problema mais grave ainda.
Quando alguém deseja ter um gato, mas tem problemas alérgicos (ou alguém da família tem), o que recomendamos à princípio é que NÃO TENHA. O mais aconselhável, caso queira mesmo um animal de estimação, é que adquira um peixe (na Multiflora Fernandopolis temos Kings, Betas e outros, Multifloranet.com)ou uma tartaruga.
Se apesar de todos os problemas de saúde que possa ter no futuro, a pessoa esteja realmente decidida a adquirir um gato, ela precisa se empenhar em procurar formas de tratar e/ou controlar o problema. É aconselhável que faça isso ANTES de adquirir um gato!
É desumano levar um animal para casa,deixar que ele se apegue à família e depois “descartá-lo”.
Embora muitas pessoas digam que gatos se apegam à casa e não ao dono, quem tem gatos sabe muito bem o quanto isso é mentira! Gatos amam seus humanos tanto ou até mais que cães, mas são mais discretos na hora de demonstrar seu afeto! Acesse multifloranet.com.br o site oficial da Multiflora Fernandopolis.





Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links