Publicidade

loading...

Citronela - Dicas e Conselhos

10:28:00




Quando se repete a mesma coisa por várias vezes, é hábito se dizer que esta "chovendo no molhado", mas com tanta chuva que tem caído nos últimos dias e com o impressionante calor que faz após essas chuvas, não dá para não se lembrar da dengue, não dá pra não falar nada. Agora só falar não adianta temos que agir, então de que forma a natureza pode nos ajudar? Muito se ouve falar da citronela para afugentar o aedes egypty, mas você sabe como usá-la? Qual outras plantas podem ser usadas? Bem vamos começar com os cuidados básicos que todos devemos ter:

* Coisas inúteis no jardim como pneus, tampinhas, garrafas, vasos e pratinhos velhos devem ser imediatamente removidos para se evitar criadouros de mosquitos devido a água parada.
* Lixo e entulho atraem pragas, mosquitos e acabam com o visual de qualquer jardim, então mantenha lixeiras fechadas e jardim limpo.
* Guarde pratinhos, vasos e garrafas sempre com a boca para baixo, assim eles não acumulam água.
* O uso de pratinhos sob as plantas deve ser usado só em último caso, além de ser um local próprio para a procriação dos mosquitos, os pratinhos dificultam a drenagem perfeita do substrato e podem provocar o apodrecimento das raízes das plantas, as vezes leve mais prejudica do que ajuda.
* Regras básicas para se regar as plantas: use o "dedômetro" quando o substrato secar superficialmente, devemos irrigar a planta. O uso de pratos são úteis apenas quando saímos de viagem.
* Se mesmo assim você insistir em ter os pratinhos, adote uma das seguintes soluções: Mantenha o pratinho cheio de areia e não esqueça de repor sempre que necessário outra opção é acrescentar borra de café ao invés de areia.
* Cuidado para não matar suas bromélias de sede. A mistura de borra de café é a solução ideal para as bromélias e outras plantas que precisam acumular água.
* Muito se utiliza a borra de café pelo fato de ser natural e não apresentar os problemas que os venenos comerciais podem ter.
* Cultivar plantas repelentes é uma ótima solução, plantas como citronela, neen, arruda, angico, gerânio, malva rosa, mastruz, artemisia, crisântemo, cravo de defunto, são muito usadas. Caldas feitas com as folhas e flores dessas plantas se aplicadas com puverizador sobre as outras espécies podem funcionar como excelente repelente contra mosquitos e outras pragas de jardim.
* Os animais domésticos precisam de água fresca mas mantenha os bebedouros dos animais sempre limpos e troque a água diariamente.
* Piscinas devem ser tratadas o ano todo, independente se você utilizá-la ou não.
* Laguinhos, espelhos d'água e fontes devem ter sempre peixinhos que se alimentem de larvas de mosquitos, como platis, molinésias, espadas ou betas.
* Para arranjos florais use sempre a espuma floral, ao invés do vaso com água. Mantendo a espuma sempre úmida você mantém o arranjo bonito por mais tempo e colabora no combate a dengue. Popularmente a planta mais usada para afugentar a mosquito da dengue é a citronela, então vamos conhecê-la melhor.
Ela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão (Cymbopogon citratus). Difere deste apenas pelo aroma, que é suave, com perfume de limão, ao contrário da citronela que é bastante forte, talvez até um pouco enjoativo. Ela contém grandes quantidades de óleo essencial Citronelal, responsável por suas utilizações repelentes. Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados ou como bordadura em áreas grandes.
Apresenta efeitos alelopáticos positivos quando plantada em conjunto com outras plantas, repelindo pragas e desta forma protegendo as companheiras.
A essência de citronela é utilizada em perfumes, velas, incensos, repelentes, aromaterapia, desinfetantes e armazenagem de alimentos. O uso da óleo essencial diretamente sobre a pele pode provocar irritações. O bagaço de citronela pode ser utilizado na alimentação animal. Diz-se também que repele gatos de hortas e canteiros.
Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica para uma boa produção. Seu crescimento é bastante rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Utilize sempre luvas ao trabalhar com a citronela, pois as bordas das folhas produzem cortes superficiais na pele.
Tipicamente tropical, não tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras. 



* Nome Científico: Cymbopogon winterianus

* Sinonímia: Cymbopogon nardus, Cymbopogon confertiflorus, Andropogon ampliflorus, Andropogon nardus, Sorghum nardus
* Nome Popular: Citronela, capim-citronela, citronela-do-ceilão (C. nardus), cidró-do-Paraguai, citronela-de-java (C. winterianus) 
* Família: Poaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: Ceilão, Índia, Java
* Ciclo de Vida: perene







Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links