Publicidade

loading...

Sisal - Planta Polivalente Mas de Muito Sofrimento

09:06:00



O sisal como é conhecida a Agave sisalana Perrine, Amarilidaceae – é planta originária do México (Yukatan), e importante fibra dura no comércio mundial. É cultivado em regiões semi-áridas e resiste ao sol intenso do sertão nordestino . As folhas, com ápice ponteagudo crescem em torno de um bulbo central, são rígidas, lisas, cor verde – lustrosa com 10cm. de largura e 1,5m. de comprimento aproximadamente. Pode se dizer que é a fibra vegetal mais dura que existe.
A espécie mais cultivada é a Agave sisalana. Porém já esta em uso os híbridos-da-Paraíba e híbrido-do-Rio-Grande-do-Norte, mais exigentes em solo/clima e que produzem até 700 folhas no ciclo (6 a 8 anos), contra 180 a 240 folhas do comum em 5 a 15 anos. O ciclo médio de vida do sisal comum é 8 anos, findos os quais a planta entra em floração e acreditem morre sem frutificar. Com os melhoramentos genéticos o híbrido frutifica. O sisal se tornou única fonte de renda para milhares de pessoas (inclusive crianças. O trabalho de desfiar o sisal ainda é muito perigoso e com recordes de mutilação dos trabalhadores, devido as péssimas condições de trabalho, sol intenso e longas jornadas de trabalho e sem mencionar o baixo preço pago por quilo de sisal beneficiado. Com toda a tecnologia que nos cerca nos dias atuais, acho inacreditável que seres humanos trabalhem com "engenhocas" rudimentares sem acesso a protótipos mais modernos o que aumentaria em muito a segurança destas pessoas. De qualquer forma a fibra beneficiada é destinada a indústria de cordoaria (para cordas, cordéis, tapetes, capachos, outros); também é excelente matéria-prima para a fabricação de celulose, papéis finos e usado na indústria farmacêutica. Acreditem como subprodutos destacam-se acetona, alcatrão, amônia, cera, clorofila, outros. Na industria automobilística substitui a fibra de vidro e enquanto uma fibra sintetica demora mais de 150 anos para se decompor, as fibras do sisal em meses se torna fertilizante natural. Com a espécie Agave tequilana é possivel se produzir a tequila (México) com 40-50% de álcool. Como sou fã de agaves, aos meus olhos o sisal ainda tem uma beleza fascinante.
A fibra seca corresponde a 3% da folha; a polpa da folha é usada como forragem ou adubo.
No sisal nada se perde até mesmo o bastão floral é usado em construção rurais. Você deve se perguntar como é feito o beneficiamento do sisal, após o corte seleciona-se as folhas por tamanho (melhora rendimento e qualidade e o desfibramento deve ser feito logo após a colheita quando a folha é golpeada violentamente e, por raspagem, elimina-se a polpa que envolve as fibras. É usado um tipo de engenhoca com um motor em alta rotação operada por 2 homens que pode beneficiar até 6.000 folhas ao dia (90 a 120Kg. de fibras).
Após desfibramento estende-se as fibras para secagem em espaldadeiras de arame ao sol; e dois dias são suficientes para se ter fibras secas e alvas. Fibras deixadas à noite no campo devem ser recolhidas após mais três horas de exposição no dia seguinte (10 horas) da manhã. As fibras secas devem ser arrumadas bem estendidas e sem dobras, em feixes de 15 a 20Kg. sobre estrados de madeira, em local arejado, fresco, livre de umidade.
Apesar de todos os cuidados os trabalhadores tem que verificar diariamente o estado das fibras (livres de fungos, goteiras, outros) para obter um bom resultado. As fibras são classificadas em extras, longas, médias e curtas.
Classificação científica:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Agavaceae
Género: Agave
Espécie: A. sisalana
Nome binomial:
Agave sisalana
Tente imaginar desde a preparação do solo, plantio, corte, desfiagem, secagem e classificação, o enorme período que o sisal percorre até chegar as mãos de artesãos para a confecção de tapetes, bolsas, chinelos,capachos, entre outros. E na maioria das vezes não damos valor algum a estes "bravos" brasileiros que lutam com suor e sangue apenas para tentar sobreviver e ter um prato de comida na mesa. Multiflora Fernandopolis - multifloranet

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links