Publicidade

loading...

Zinnia elegans ‘Profusion’ - Zinia

15:22:00




A beleza aliada ao fácil cultivo, fez com que a Zínia fosse amplamente hibridada ao longo do tempo. Tanto, que hoje pode ser encontrada com flores simples ou dobradas, numa gama de cores vivas, e no mais variados portes, algumas até com 1 m de altura.
A variedade “Profusion” foi desenvolvida por meio de seleção natural de espécies menores e de flores simples. Mas nem por isso, é menos alegre e colorida, pelo contrário, o porte de 20 cm a 25 cm de altura e o florescimento precoce (55 dias para surgirem os primeiros brotos) tornam a herbácea perfeita para compor maciços ou bordaduras de canteiros e caminhos.
Também é comum vê-las em vasos e jardineiras. Parecidas com margaridas, as flores de Zínia da variedade ‘Profusion’ surgem no fim da Primavera e podem ser encontradas em cinco cores: branca, laranja, salmão, vermelho claro e escuro.
Tal variedade pode ser explorada para compor canteiros de um único tom ou formando um mix deles. É possível semear Zínia diretamente no canteiro, mas é mais prático comprar mudas prontas, devido seu baixo preço. Nativa do México, a Zínia é típica de clima tropical, mas tolera climas subtropicais, desde que não ocorram geadas.
Seu cultivo deve ocorrer sob sol pleno, em solo arenoso e bem drenado. Um bom substrato pode ser preparado com partes iguais de areia, terra comum de jardim e húmus de minhoca ou esterco de curral bem curtido.






Antes de plantar as mudas, aguarde cerca de 10 dias para os nutrientes se fixarem ao solo. Passado este tempo, acomode as plantas em espaçamento de 20 cm, tomando o cuidado de preservar o torrão para não prejudicar a adaptação ao novo ambiente.
Logo em seguida, compacte a terra com uma rega farta, mas sem encharcar, pois o sistema radicular da Zínia é sensível ao excesso de água. Embora suporte períodos de estiagem, a falta d`água prejudica o florescimento da herbácea. Por isso, mantenha o solo sempre úmido.
Um bom teste para saber se o canteiro precisa de rega é pegar um pouco de terra com a mão e apertar, se ela ficar firme, está úmida, se ela se esfarelar precisa de água.
Outra dica para manter a planta florindo por mais tempo é retirar as flores logo após elas murcharem, este cuidado estimula o surgimento de outra no lugar. Por se tratar de uma espécie anual, o canteiro de Zínia precisa ser renovado a cada seis ou oito meses.
No Outono e no Inverno é preciso optar por outra espécie, já que a Zínia não floresce no frio. Mas no Verão, poucas herbáceas são capazes de alegrar o jardim como ela.





Nome Científico: Zinnia elegans ‘Profusion’
Nomes Populares: Zínia, capitão e moça velha
Família: Compostas
Origem: México
Características: herbácea anual, florífera e compacta muito usada em maciços ou bordaduras
Flores: simples e podem ser encontradas em cinco cores: branca, laranja,salmão, vermelho claro e escuro
Folhas: são ásperas e ovais
Porte: 20 cm a 25 cm de altura
Plantio: prepare o solo com partes iguais de areia, terra e húmus de minhoca ou esterco de curral curtido e plante em espaçamento de 20 cm entre as mudas
Luz: sol pleno
Solo: arenoso e rico em matéria orgânica
Clima: tropical, tolerante a subtropical de baixa altitude
Regas: com pouca água, a cada dois ou três dias
Propagação: através de sementes










FLORES EM MEU JARDIM O ANO TODO



 

Postagens Relacionadas

5 comentários

  1. bookmarked!!, I really like your web site!


    my website - effective male enhancement products

    ResponderExcluir
  2. Excellent blog here! Additionally your site a lot up fast!
    What web host are you using? Can I am getting your affiliate
    link for your host? I desire my web site loaded up as
    fast as yours lol

    Also visit my webpage - https://www.hobbylocal.com/node-blog/final-longer-period-mattress-without-virility-ex-side-outcomes/651

    ResponderExcluir
  3. I was suggested this website by my cousin. I am no longer sure whether or not
    this submit is written by him as no one else understand such exact about my problem.
    You are amazing! Thank you!

    Here is my blog :: hubschraubermuseum.de

    ResponderExcluir
  4. When someone writes an piece of writing he/she keeps the idea of a user
    in his/her brain that how a user can be aware of it. So that's why this piece of writing is amazing. Thanks!

    Look at my webpage: www.moinaproducoes.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, boa tarde. Pq o canteiro da Zínia deve ser renovado a cada 6 ou meses? Uma planta dura esse período todo antes de morrer, é isso??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links