Publicidade

loading...

Como Surgiu o Nome Dinheiro em Penca

06:55:00





Planta de nome curioso, o dinheiro-em-penca ficou rapidamente conhecido por causa de uma lenda. Dizem que na Idade Média existia um moça chamada Callisia, que era a sétima filha de um casal, desde criança ela era bem diferente dos irmãos, pois gostava de pesquisar as propriedades medicinais dos vegetais e logo virou a "curandeira" de seu vilarejo. Utilizando o poder das ervas na cura de doenças. Certa vez apareceu em seu vilarejo um padre com o nome de Cortez, era bem jovem. Então a moça passou a frequentar a igreja e a sacristia com muita assiduidade. Logo as más línguas começaram a comentar que a jovem teria um caso com o padre e não demorou muito descobriu-se que a moça estava grávida. Para não ser queimada na fogueira, ela se refugiou no meio da floresta. O padre suicidou–se, o bebê nasceu no meio do mato, mas foi tomada pelos avós. Mesmo sem o amparo da família a moça ainda era procurada por muitos doentes, então ela começou a cobrar pelos serviços. Callisia com o passar dos anos, envelheceu e ganhou muitas moedas de ouro com os seus atendimentos e enterrava todas suas moedas no quintal. Porém ao saber de seu dinheiro, bandidos interessados no seu tesouro, invadiram sua casa e a mataram. Algum tempo depois Virgínia, sua filha, resolveu morar na antiga casa que pertenceu a sua mãe. Então ela resolveu carpir o quintal e em baixo de uma planta estranha, ela achou um tacho repleto de moedas de ouro. Por isto a partir daquele dia esta planta foi batizada de: dinheiro-em-penca. Reza a lenda que este vegetal tem o poder de trazer fortuna para as pessoas que plantam o dinheiro-em-penca, dentro de um vaso amarelo-ouro e o colocam na varanda. Verdade ou mentira, todos arriscam ter esta planta por perto.




Nome Científico: Callisia repens
Nome Popular: Dinheiro-em-penca, dinheirinho, tostão, mosquitinho
Sinonímia: Tradescantia minima, Hapalanthus repens, Spironema robbinsii
Divisão: Angiospermae
Família: Commelinaceae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Perene





O dinheiro-em-penca é uma espécie herbácea rasteira, de pequeno porte, em média de 5 a 10 cm de altura. Apresenta folhagem densa, formada por caule ramificado, filamentoso e comprido, de coloração arroxeada, com numerosas folhas cerosas, delicadas, pequenas em tom verde-arroxeadas, com a página inferior roxa com grande valor ornamental. As flores do dinheiro-em-penca são brancas e pequenas e de pouca importância ornamental. Usada principalmente como forração, sua textura fina e delicada é muito valorizada. Seu plantio é especialmente indicado entre as rochas e em locais úmidos. Também é apropriada para jardineiras, floreiras ou arandelas, de forma que seus ramos pendentes podem ser melhor apreciados. Sua popularização é crescente devido a lendas de trazer muita sorte e dinheiro para a pessoa que ganhar de presente um vaso com a muda da planta. Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.






Não tolera o frio, ventos fortes ou pisoteio. O cultivo sob sol pleno torna a planta excessivamente avermelhada e queima as folhas. Já sob sombra, ela perde o aspecto denso, crescendo com entrenós mais compridos. Aprecia adubações mensais na primavera e verão. Multiplica-se facilmente por divisão da ramagem enraizada ou estaquia.







Veja Também:




RHIPSALIS SALICORNIOIDES HAW. ( HATIORA SALICORNIOIDES )

Postagens Relacionadas

4 comentários

  1. COMO PODERIA FAZER PARA ARRANJAR OU COMPRAR UM GALHINHO DESSA PLANTA - DINHEIRO EM PENCA. GOSTARIA DE TER UM PEZINHO COMIGO.MEU E-MAIL PARA CONTATO SE ISSO FOR POSSIVEL: MARCONE.SOL@IBEST.COM.BR

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho três vasos dessa planta porque acho muito linda, mais não a conhecia por nome até ontem a noite. Obrigada pela história da planta e por seu nome também.

    Anônimo acima; já que como eu, você também ficou sabendo o nome dessa planta ficou mais fácil para você procurar comprar nas Jardinagens ou Paisagismos de sua cidade.

    ResponderExcluir
  3. Encontreia em um lugar mistico e achei linda ,pedi um galhinho plantei em varios vasos em casa ela cresceu igual cabelo tomando todo oa altura do vaso tenho 6 vasos é realmente linda! obrigada pela historia eu não conhecia ,achei interessante.

    20 de julho, de 2012.

    ResponderExcluir
  4. ola
    moro em portugal e gostaria de ter um vasinho de dinheiro em penca e de dolar, mas não sei como conseguir....
    será que alguem me poe ajudar?
    Obrigada
    Isabel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links