Publicidade

loading...

O Despertar dos Sentidos

09:34:00





Tocar, ouvir, comer, olhar. Todos os sentidos são aguçados em um jardim sensorial. Neste tipo de jardim que surgiu nos Estados Unidos e na Europa no final dos anos 90, se reúne plantas agradáveis ao tato, ervas aromáticas, flores perfumadas, sons produzidos pelo balanço de folhagens, pela água e pedras e uma infinidade de texturas e cores. A cada dia mais este tipo de jardim é implantado em creches e escolas por todo o Brasil, no sentido de estimular nas crianças o gosto e o amor pela natureza e para ajudar as crianças a desenvolver todos os sentidos, de maneira mais aprofundada e com contato direto com a natureza. Quando surgiu este tipo de jardim era usado em especial para desenvolver sentidos em deficientes visuais, mas a ideia de tocar, cheirar e ouvir a natureza hoje seduz um publico bem variado, que vai desde crianças, adolescentes, adultos e velhos. Estudos médicos revelaram que através deste tipo de jardim é possível além de estimular os sentidos, acalmar crianças com dificuldades de aprendizagem e incentivar, nos idosos, a mobilidade e as percepções.
Normalmente nós que temos visão, tendemos a perceber tudo através dos olhos esquecendo-se dos outros sentidos, não lembramos por exemplo que as plantas podem ter uma textura agradável ao tato, além de um bom aroma.





"Um jardim, como a vida, precisa ser visto na sua totalidade. Se nos detivermos na beleza de um detalhe, todo o resto parecerá feio"


(Paulo Coelho)

Postagens Relacionadas

5 comentários

  1. Perfeito o texto que voce nos apresenta
    Nossa natureza possuí muito mais do que precisamos.
    As verdadeiras coisas boas deixamos de lado para somente vivermos um momento
    Este sim seria o jardim que todos nós gostariamos de ter ao nosso lado para os momentos mais difíceis.

    Parabens
    Um forte abraço
    Mad

    ResponderExcluir
  2. Amiga Multiflora, todos os sentidos são importantes para a nossa vida, e em cada momento de nossa vida fazemos uso de alguns dos nossos sentidos, que sempre marcam, de alguma forma, algo muito especial que vivemos. Belo texto. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que a natureza é um jardim sensorial. Quando eu morava em casa era mais fácil de perceber.

    ResponderExcluir
  4. Quando vou ao campo e passo lá uns dias,fico fascinada com as belezas que a natureza nos dá.
    bjs
    joana

    ResponderExcluir
  5. Olá! A frase que você colocou do Paulo Coelho vai me fazer refletir...
    E seu texto sôbre o jardim sensorial é ótimo!
    Sabe, quando meus filhos eram pequenos, eu os levava ao Parque Morumbi ,em São Paulo. Colocava uma venda nos olhos de um deles e a gente ia ajudando-o a seguir pelo caminho pre definido, cheirando e tocando as plantas para reconhecer o caminho... era muito bom. Depois, no escotismo, vivemos mais experiências com eles, neste sentido.
    É maravilhoso até para adultos.
    Abraço,Vera.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links