Publicidade

loading...

Flor De Los Muertos

17:24:00


Você já ouviu falar da flor dos mortos? Devido a rusticidade e por ser muito florífera, a Tagetes patula, ficou conhecida como cravo-de-defunto ou flor de los muertos, o nome veio do México seu país de origem, onde é muito utilizada para adornar túmulos. Embora essa designação não faça jus a essa bela herbácea. Mesmo plantada em solos pobres de nutrientes e com pouca água ela se mantém bela e florida por um longo período.
Seu nome científico Tagetes patula é uma referência a Tages, um antigo deus etrusco que surgia da terra para pregar seus ensinamentos.
O pote do cravo-de-defunto pode variar de 10cm a 50cm, de flores simples ou dobradas estão disponíveis em diversas variações de cores, entre o amarelo, alaranjado e até bicolores, isto se deve ao fator desta espécie ter sido constantemente hibridada nesta últimas décadas. Devido sua rusticidade ele floresce em regiões de clima quente e também tolera locais um pouco mais frios , com isso pode ser utilizado como forração de canteiros em várias partes do mundo.
Sua manutenção é considerada baixa e ainda possui um aroma que repele pulgões e cochonilhas dos canteiros. Sua multiplicação se dá por sementes e o cultivo pode ser feito diretamente no canteiro e à sol pleno. Embora não seja imprescindível, prefira cultivar em solo fértil para o jardim ganhar mais vida com a curiosa flor da morte.
Nome Científico: Tagetes patula
Nome Popular: Tagetes-anão, flor-de-estudante, cravo-de-defunto, cravo-francês
Família: Asteraceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América do Norte
Ciclo de Vida: Anual

Agora se você pensa que acabou, confira as aplicações na medicina popular:
Indicações: Acne, bronquite, cólicas uterinas, espasmos, furúnculo, dores reumáticas, melhorar o apetite, prisão de ventre, resfriados, reumatismo, sudorífico, tosse, vermes.
Propriedades: Analgésica, antiespasmódica, anti-reumática, antitussígena, imunoestimulante, laxativa, purgativa, sudorífera, vermífuga.
Partes usadas: Flores e folhas.

E o melhor de tudo, seu preço é considerado baixo e é facilmente encontrado em floriculturas e viveiros de mudas por todo Brasil.

Floricultura Multiflora Fernandopolis - http://www.multifloranet.com.br

Postagens Relacionadas

4 comentários

  1. Victor,essa flor tem um odor bem caracteristico,mas mesmo assim é linda,também achei interessante as diversas propriedades terapeuticas que a mesma possui.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Bem na verdade esta próxima a flor da vida diante de tantos benefícios, valeu não conhecia.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Puxa! Informações enciclopédicas. Vou voltar mais vezes. Tenho muita ligação com plantas.
    abçs
    Atena

    ResponderExcluir
  4. Vitor,
    Não conhecia essa flor, pelo menos não pelo nome...
    Ela é linda e possui muitas propriedades mesmo! Impressionante!
    Obrigada pela informação!
    Grande abraço,
    Jackie

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links