Publicidade

loading...

O Espírito de Um Jardim

13:54:00




Um espaço, um pedaço de terra, não é um local virgem. Ele esta ali há milhões de anos, um pedaço do planeta que vivenciou ativamente todo tipo de paisagem. Pode ter sido floresta, deserto, sentido a violência explosiva de um vulcão ou até tudo isso e muito mais.
Abrigou todo tipo de vida. Talvez dinossauros tenham pisado aquela mesma terra – ou alguma outra que lá esteve um dia. Árvores, que há muito tempo encerraram seu ciclo de vida, serviram de casa para aves que talvez a humanidade nunca fique sabendo que existiram. Bichos estranhos podem ter dado à luz seus filhotes debaixo de pedras enormes que hoje são apenas areia.
Quando você chega, vê um pedacinho dessas história apenas com a cara de hoje. Aquele pedacinho de terra, grande ou pequeno que seja esta cercada por outras terras, tudo interligado por uma química que esta no solo, acumulado ao longo do tempo, com sementes levadas pelo vento. O habitat de formigas e todo tipo de insetos, animais que continuarão ali muito depois que você se for. Fazer o seu jardim nesse lugar que você cuidadosamente escolheu – e que não foi por acaso – é um privilégio que não pode ignorar isso tudo. É preciso entender o espírito dessa terra. Saber que ela esta ligada de forma inexorável ao sol que esquenta sua superfície, a chuva que às vezes cai, às vezes não. De nada adianta plantar ali uma espécie que as formigas da região não aprovem ou apreciem demais. Elas comerão até as raízes.
Mas do que respeitar é preciso entender o seu pedaço. Nas montanhas, ver as árvore que dão as mais belas flores. Na praia, escolher as plantas que gostem do ar salgado e não temam as tempestades que fatalmente virão. Nos campos de sol muito forte, usar e abusar das árvores que tem pouca sede.
Conciliar o seu gosto, a sua arte do jardim, com as preferências do lugar. Harmonizar com a paisagem do entorno, desvendar os segredos da história que ali aconteceu.
Depois quando fizer seu caminho pelo jardim, passear e refletir sobre a beleza da vida. E ter consciência de que você passou a fazer parte daquele pequeno pedaço de terra na história do planeta.


Créditos: Roberto Araújo

Postagens Relacionadas

11 comentários

  1. Vitor minha casa é um jardim, pois cuido de minhas arvores como se fosse eu, adoro, poder estar descalço entre elas, tem vezes que até converso, será que enlouqueci? Não elas estão vivas assim como eu e partilhamos o mesmo espaço aqui na terra.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Eu também acredito que o jardim seja um lugar de refletirmos. Sempre quando não temos resposta, ou precisamos apenas apreciar a beleza, ele nos convida a apreciarmos. Jardim inocente, belo post! tal como a impressão que faço dele... Beijos, B.B.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que lindo veio falar logo em jardim, admiro tanto esta natureza, que a cada dia se transforma,nos da tantas lições, as vezes esquecemos o quão esse nosso jardim é importante!! Adoro saber que divido o meu espaço nesta terra com criaturas tão vivas quantos nós humanos!! Lindo esse texto!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. O jardim é um lugar sagrado, eu acredito! pequenas criaturas vivem ali, e nem sabemos. Elas sim, são inteligentes. Vivem no paraíso delas!!
    abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Amigo VITOR:
    Mais um lindo Post!
    A passagem de vida e poesia que você sabiamente registrou é uma das mais belas peças primorosas e concisas que eu já li. É por isso amigo, que eu não abro mão de cuidar do meu jardim. Gosto de ficar um tempão acariciando as rosas, e até tocando nos espinhos, você pode de repente não acreditar, mas, para mim elas falam comigo. Eu sou um apaixonado pelas florestas, jardins, e tudo o que diz respeito à natureza.
    Parabenizo-o ardorosamente por mais um magnífico post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  6. Esse texto poderia ser relacionado ao ser humano.Quando olhamos alguem andando na rua, muitas vezes bem vestido e com ar de dono de si, podemos esta ali olhando alguem que sofre por demais, e reluta em pedir ajuda, ou por vergonha ou por nao ter aprendido o que é compartilhar, trocar ideias, se comunicar.
    Entao a gente muitas veses ignora a pessoa, e acaba deixando de com um simples sorriso, ou um Bom dia!, levar um pouco de vida a essa pessoa que carrega em si, uma bagagem, quantas veses ja esteve e estara por aqu?
    Grande abraço e belo texto!

    ResponderExcluir
  7. Bonito texto para reflexão, amigo Victinho. Fez-me lembrar de Exupèry, na passagem do Pequeno Príncipe, acreditando que só existia uma rosa, que ele cultivava com muito cuidado, mas deparou-se com um jardim coberto de rosas de todos os tipos e cores e achou que tivesse sido enganado. É quando descobre que aquela rosa que ele cativara era mesmo única.
    No nosso caminho pelo jardim, deixamos sempre um pouco de nós mesmos.

    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  8. Victor, meu querido!
    Que texto lindo e sensível! Eu acredito muito no espírito e na história de tudo o que nos rodeia. A criação do universo é fascinante e a formação da natureza é bela! Quando falamos tanto em respeito ao ser humano, não podemos esquecer do respeito para com a natureza também, afinal é ela quem nos fornece energias, alimentos e condições de vida saudável. Eu penso em fazer uma horta aqui em meu grande quintal! Tenho muitas árvores e plantas e agora decidi fazer uma horta. Vou estudar melhor, conhecer a terra, o solo para ver o que melhor se adapta.
    Muito obrigada por esse lindo texto!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  9. Olá Victor.
    Parabéns o texto é real e encantador.
    Precisamos valorizar tudo que as maravilhas da natureza nos proporciona.
    Gostei muito do seu espaço aqui.
    Voltarei mais vezes.
    Abraços
    Alba

    ResponderExcluir
  10. Vc falou que um pedaço de terra tem historia de vida, realmente tem. Outro dia foi noticiado que nas escavações atuais do antigo WTC encontram uma embarcação do Seculo XVIII. Ou seja, camadas e camadas de terra abrigam a historia do planeta.

    ResponderExcluir
  11. Se o homem recolocasse no lugar tudo aquilo que ele toma da terra, não teríamos esse desequilíbrio ecológico. Saber combinar elementos também é questão de observação. Os povos antigos não possuiam didática alguma e as informações sobre o solo eram repassadas pelos ancestrais. O desligamento do homem à terra, por conta da procura pelo desenvolvimento, acabou por dar passos atrás na sua qualidade de vida. Belo artigo!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links