Publicidade

loading...

O Espírito de Um Jardim

13:54:00




Um espaço, um pedaço de terra, não é um local virgem. Ele esta ali há milhões de anos, um pedaço do planeta que vivenciou ativamente todo tipo de paisagem. Pode ter sido floresta, deserto, sentido a violência explosiva de um vulcão ou até tudo isso e muito mais.
Abrigou todo tipo de vida. Talvez dinossauros tenham pisado aquela mesma terra – ou alguma outra que lá esteve um dia. Árvores, que há muito tempo encerraram seu ciclo de vida, serviram de casa para aves que talvez a humanidade nunca fique sabendo que existiram. Bichos estranhos podem ter dado à luz seus filhotes debaixo de pedras enormes que hoje são apenas areia.
Quando você chega, vê um pedacinho dessas história apenas com a cara de hoje. Aquele pedacinho de terra, grande ou pequeno que seja esta cercada por outras terras, tudo interligado por uma química que esta no solo, acumulado ao longo do tempo, com sementes levadas pelo vento. O habitat de formigas e todo tipo de insetos, animais que continuarão ali muito depois que você se for. Fazer o seu jardim nesse lugar que você cuidadosamente escolheu – e que não foi por acaso – é um privilégio que não pode ignorar isso tudo. É preciso entender o espírito dessa terra. Saber que ela esta ligada de forma inexorável ao sol que esquenta sua superfície, a chuva que às vezes cai, às vezes não. De nada adianta plantar ali uma espécie que as formigas da região não aprovem ou apreciem demais. Elas comerão até as raízes.
Mas do que respeitar é preciso entender o seu pedaço. Nas montanhas, ver as árvore que dão as mais belas flores. Na praia, escolher as plantas que gostem do ar salgado e não temam as tempestades que fatalmente virão. Nos campos de sol muito forte, usar e abusar das árvores que tem pouca sede.
Conciliar o seu gosto, a sua arte do jardim, com as preferências do lugar. Harmonizar com a paisagem do entorno, desvendar os segredos da história que ali aconteceu.
Depois quando fizer seu caminho pelo jardim, passear e refletir sobre a beleza da vida. E ter consciência de que você passou a fazer parte daquele pequeno pedaço de terra na história do planeta.


Créditos: Roberto Araújo

Postagens Relacionadas

11 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin