Publicidade

loading...

Damasco

08:14:00

Vitaminas é com ele mesmo

Consumido puro, sob a forma de sucos, geléias, licores, compotas e outros pratos, o damasco pode ser muito bem aproveitado já que possui um alto teor de vitaminas B1, B2, B5, PP, C, provitamina A, açucares e sais minerais. Na medicina natural é muito comum ser utilizado como suave laxante (cozido), em casos de diarréia (cru) ou ainda contra a anemia. Na cosmética é usado para preparação de adstringentes ou máscaras. Veja uma receita bem fácil de se preparar:




Máscara Facial Tônica

*cozinhe 3 frutos em um pouco de água por 5 minutos
*moa e junte meio copo de leite
*misture bem e espalhe sobre a pele previamente limpa, com a ajuda de um algodão
*aguarde 30 minutos e enxágue com água morna abundante

O damasco também conhecido popularmente como abricó, é uma fruta de origem chinesa e siberiana, que pertence à família da cereja, do pêssego e da ameixa. Com folhas largas e arredondadas, o damasqueiro pode atingir até 9 metros de altura. Geralmente é produzido da Turquia à Ásia Central, onde possui melhor adaptação, porém com algumas técnicas pode ser cultivado no Brasil. Em grandes regiões produtoras no mundo é possível encontrá-los em diversas variedades: damascos brancos, cinzas, pretos e "pink"; pequenos como ervilhas e também grandes como pêras, inclusive com leve variação no sabor.
Geralmente esta fruta é pequena, arredondada, com casa e polpas amarelas, podendo ser pouco alaranjadas ou rosadas. Rica em fibras, pouco calórica e fonte de nutrientes. Entre os principais podemos destacar o betacaroteno, o cálcio, os carboidratos, o fósforo e a vitamina C, mas também possui vitaminas B1, B2, niacina e ferro. A semente do damasco é utilizada na produção de óleos ricos em ácidos oléico e linoléico, e vitaminas A e C.

É um excelente antioxidante, deixando os cabelos, a pele e as unhas mais saudáveis e bonitos. Seu consumo é recomendado para manter a saúde da visão e dos ossos, para o sistema imunológico e na produção de energia, pensa que terminou, ele ainda tem propriedades calmantes, digestivas e diuréticas. O consumo de damasco fresco não é muito popular em nosso país, sendo mais comum a aquisição do fruto seco ou como sucos, geléias ou licores. O fruto seco é muito utilizado na produção de cremes, sorvetes, pavês, charlottes e recheios. No caso de comprá-lo fresco observe se a casca está sem machucados, brilhante ou marcas de insetos e sua polpa tem de ser firme, cedendo levemente à pressão dos dedos. Para mantê-lo conservado deixe sob refrigeração por no máximo de 2 ou 3 dias, de preferência em um recipiente fechado para que a umidade seja controlada.



Os frutos secos tem maior concentração de nutrientes e, consequentemente, de calorias. Mas isso não é problema quando o consumo é moderado.
Valor Calórico:
100 gramas de damasco fresco fornecem 54,1 calorias.
Desidratado: 130,8.

Floricultura Multiflora Fernandopolis - http://www.multifloranet.com.br

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links