Publicidade

loading...

Divisão de Touceiras

19:49:00


Marantas, peperônias e muitas samambaias produzem folhas que brotam diretamente do solo e formam touceiras. Você pode multiplicar essas plantas pela simples divisão das touceiras. Para tudo dar certo, faça isso agora na Primavera, quando as plantas estão em desenvolvimento.
Para dividir as touceiras, escolha um vaso que esteja bem cheio. Isso, além de permitir que você forme vários vasinhos novos, também é benéfico para a planta que já não estava mais cabendo no vaso antigo. Se continuasse nessa situação, logo ela perderia o viço e começaria a definhar.
Antes de retirar a planta do vaso, você deve facilitar a operação, aplicando uma boa rega. A água ajuda a consolidar o bolo de terra do vaso e, ao mesmo tempo, desprende as raízes grudadas nas paredes do vaso. Mas para que esses efeitos sejam obtidos, você deve esperar algumas horas depois de ter regado. Feito isso, é só retirar a planta. Vire o vaso de cabeça para baixo, e bata sua borda de encontro a uma mesa. A cada batida, vire o vaso, até que o bolo de terra saia em suas mãos.
Agora, avalie bem quantas mudinhas novas você poderá obter com a touceira. Lembre-se de que cada novo vaso deverá ter três ou quatro folhas e um bolo de terra proporcional ao tamanho do original. Você pode dividir as touceiras com as próprias mãos; mas, se as raízes se embaraçarem, use sem receio uma tesoura.
As mudas divididas devem ser replantadas imediatamente para que as raízes não sofram. Por isso, convém que você deixe tudo preparado: vasos, mistura de terra, regador. Não coloque a muda no fundo do vaso. Encha-o com a nova mistura até a altura em que o torrão possa ser adequadamente nivelado. Ou seja, sua parte superior deve ficar a uns dois dedos da borda do vaso.


Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links