Publicidade

loading...

Alho Ornamental - Você Conhece?

10:16:00




Parente da cebola e do alho comestível, é uma planta muito cultivada nos jardins europeus. Embora exista uma certa controvérsia sobre qual família pertença, já que para alguns taxonomistas o gênero Allium faz parte de uma família distinta - As aliáceas -, ele ainda continua fazendo parte da família das liliáceas. Abrange cerca de 700 espécies, entre ornamentais e comestíveis, espalhadas pelas regiões mediterrâneas e temperadas, mais precisamente no Hemisfério Norte.
De modo geral, são plantas bulbosas, bianuais ou perenes, cujo porte varia de 10 centímetros a 1,5 metro. Apresentam caules aéreos não ramificados, e folhas de formato linear, planas e de consistência sólida. As flores, às vezes substituídas por bulbilhos, aparecem em uma umbela. Pétalas e sépalas são semelhantes, e formam um conjunto de 6 pontas livres. Muitas das espécies apresentam o odor característico das cebolas quando esmagadas.
Uma característica importante que deve ser analisada antes da sua utilização, é o fato de que, em algumas espécies, a folhagem vai morrendo à medida que as flores vão se desenvolvendo. Em outras, as folhas parecem envelhecer antes do florescimento.Por isso, é aconselhável que, ao plantá-las em canteiros, tenham as folhas disfarçadas por outra folhagem baixa ou por arbustos mais altos, de copa rala.
O uso dos alhos-ornamentais é sempre garantido nos jardins. As espécies menores podem ser utilizados em posição de frente nas bordaduras, formando um primeiro plano baixo e uniforme. As que formam touceiras são as mais adequadas para a utilização em jardins rochosos. Em canteiros, jardineiras ou vasos, as plantas de maior porte fazem um belo efeito.

Família: liliáceas
Origem: Hemisfério Norte
Porte: bulbosas de até 1,5 metros
Floração: Primavera e Verão
Clima: temperado
Propagação: divisão de bulbos, touceira ou semente
Solo: rico em matéria orgânica e bem drenado
Poda: não há necessidade
Luminosidade: Sol pleno
Rega: Abundante na fase de crescimento



Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links