Publicidade

loading...

Doce-álisso

14:36:00




Pequena e de coloração branca, a Lobularia maritima ou Álisso pertencente a família Brassicaceae possui flores que forram canteiros e vasos, combinando com todas outras espécies de cores diferentes sem correr o risco de desequilibrar a paisagem.
É provável que muitos a conheçam, mesmo sem saber do nome, pela aparência, delicada e graciosa, que lembra um buquet de noivas arredondado. Ele é composto de inúmeras florzinhas brancas, bastante duráveis e levemente aromáticas, presas a caules tão delgados que chegam a esconder suas pequenas folhas. Quando plantada em recipientes suspensos, deixa pender displicentemente uma parte do caule rastejante, formando uma pequena cascata.
Loburaria marítima é o nome científico, sendo os populares mais conhecidos doce-álisso graças a leve fragrância e açafates-de-prata. Açafate - segundo o dicionário Aurélio é um cestinho de vime, sem arco e sem asas - faz alusão à forma arredondada que as inflorências da planta apresentam. Já a palavra prata é devido a coloração das folhas quando jovens, que só se tornam esverdeadas com o passar do tempo. Isso acontece independente do lugar em que vive, sendo em todo o Brasil, na Europa e Mediterrâneo, de onde é natural, e em muitos outros cantos do mundo, um excelente recurso para a forração de canteiros, em especial os que tenham plantas de outras cores.
Para difundir seu agradável perfume que lembra a do mel, o Álisso pode ser cultivada também em bordaduras de canteiros onde irá conferir um ambiente bem campestre. Pode ser encontrado também nas cores rosa, laranja ou roxo.



Dicas de cultivo


Nome Científico: Lobularia maritima
Nomes Populares: Álisso, Açafates-de-prata, Doce-álisso, Flor-de-mel
Família: Brassicaceae
Categoria: Flores Anuais
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Europa - Região Mediterrânea
Porte: herbácea de até 20 centímetros de altura.
Luminosidade: cresce à meia-sombra em lugares de clima quente. Sol pleno nos de clima frio, necessitando sempre de pelo menos 4 horas diárias de sol direto.
Solo: uma boa composição de solo para seu cultivo em vasos consiste em uma mistura de duas partes de terra comum de jardim, duas de terra vegetal e uma de areia.
Adubação: convém enriquecer o solo com a utilização de fertilizante químico NPK na concentração 05-10-05.

Ciclo de Vida: Anual
Regas: duas vezes por semana nos dias quentes e uma vez quando o tempo esfriar.
Propagação: por divisão de touceiras e estacas de galhos são os métodos mais fáceis pois podem ser feitos em qualquer época.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links