Publicidade

loading...

Azeitonas de Jardim

16:13:00



Certas árvores confundem até mesmo os jardineiros mais experientes. Às vezes, isso ocorre porque o nome popular de algumas plantas é idêntico, mas ela não tem nada em comum. Outras vezes, porque fisicamente parecidas, mas com frutos, flores e sementes bem diferente. E ainda podem ter os frutos e aparência próximos. É o caso da Elaeocarpus-serratus, cujos frutos idênticos aos da oliveira rendeu-lhe o nome popular de azeitona-do-ceilão. E olha que até seu nome científico engana, já que Elaeo significa, em latim, “óleo de oliva”, e carpus é “fruto”. Mas as semelhanças terminam aí, pois do seu fruto não sai uma gota de óleo.
No Sri Lanka, local de origem da espécie, é comum aproveitar a safra destas azeitonas de mentirinha, que surgem entre Julho e Setembro, para fazer um doce parecido com a marmelada ou servir os frutos imaturos como se fossem picles. E aí mais uma vez as opiniões se dividem, pois não é todo mundo que consegue encarar o gosto adstringente e que “amarra na boca” – ele tem sabor parecido com o da banana verde. Bom, gosto é gosto e não se discute.
Só uma característica da árvore provoca unanimidade: seu excepcional efeito paisagístico. Trata-se de uma espécie com porte médio e folhas serrilhadas, verde-escuras e brilhantes. Com o tempo, tornam-se avermelhadas e se desprendem da árvore.
A azeitona-do-ceilão pode ser cultivada em qualquer lugar do Brasil, desde que em solos férteis, bem drenados e em locais livres de geada.
Como cultivar:
A azeitona-do-ceilão adapta-se a vários tipos de solos, mas desenvolvem-se mais rapidamente nos ricos em matéria orgânica e descompactados. Também encara solos arenosos e compactados, mas nestas condições, o porte da planta fica reduzido. Para um bom desenvolvimento, a espécie deve ser cultivada em covas espaçosas de, pelo menos, 50 cm de diâmetro por 50 cm de profundidade. São necessários 10 litros de esterco de curral ou terra vegetal mais 500g de superfosfato simples ou farinha de osso, por cova. Após o plantio a irrigação deve ser abundante e, posteriormente, seguir um regime de duas a três vezes por semana. Quando as raízes já estiverem estabelecidas no solo, essa frequência pode ser diminuída. Uma adubação de reforço acelera o crescimento da planta. Para tanto, incorporar NPK 10-10-10 a cada três meses, menos durante o Inverno. No início basta aplicar 100g de adubo por muda distribuído circularmente no limite da cova. Conforme a árvore crescer, a quantidade de NPK também deve aumentar. A azeitona-de-ceilão atinge entre 10m e 15m de altura e não costuma ser atacada por pragas e doenças. Só as mudas é que podem sofrer com cochonilhas e pulgões. Mas o problema é facilmente evitado com a transferência das mudas para lugares mais ensolarados ou ainda pulverizando extrato de Neem, após o plantio as mudas demoram cinco ou seis anos para dar a primeira florada. Com certeza vale à pena esperar. Uma das coisas que mais chama atenção nesta espécie, é a beleza de sua florada, sempre um espetáculo para os olhos.



-Nome científico: Elaeocarpus serratus
-Nome popular: azeitona-do-ceilão
-Família: Elaeocarpaceae
-Origem: Ásia
-Características: árvore com copa frondosa
-Porte: 10 a 15m
-Flores: pétalas brancas e serrilhadas com suave perfume adocicado
-Folhas: serrilhadas, verde-escuras e brilhantes que se tornam avermelhadas com o passar do tempo
-Frutos: semelhantes às azeitonas tradicionais, eles medem 3,5cm de comprimento por dois cm de largura. Quando verdes, sua polpa é adstringente e um tanto amarga. Quando madura, a polpa é mole e quase sem sabor
-Plantio: em covas de 50 cm de diâmetro por 50 cm de profundidade, com 10 litros de esterco de curral ou terra vegetal mais 500g de superfosfato ou farinha de osso
-Adubação: 100g de NPK 10-10-10 a cada três meses (menos no Inverno)
-Luz: sol pleno
-Solo: rico em matéria orgânica e bem drenado
-Clima: Tropical ou Subtropical
-Regas: no plantio, abundantemente. Depois duas ou três vezes na semana
-Propagação: sementes


Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. Pois eu acho que é a frutinha seringuela,parece azeitona quando verdes,tem o mesmo porte,quando maduras,ficam vermelhas ou amarelas e são doces.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links