Publicidade

loading...

Quinua o Alimento Completo

14:51:00


Quinua você já ouviu falar? A Academia de Ciências dos EUA e a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu a quinua como o alimento vegetal mais completo e perfeito do planeta, devido seu extraordinário valor nutritivo. O sucesso do Quinua não para por aí, a NASA, usou a quinua como uma das bases da alimentação de seus astronautas em vôos de longa duração.

Estima-se que a Quinua é cultivada há mais de cinco mil anos pela humanidade. Era chamada pelos antigos incas de chisiya mama, que em quíchua significa “mãe de todos os homens”.

O grão chegou ao Brasil em 2004 e logo foi conquistando fãs, por ser uma ótima fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, importado diretamente do deserto Uyuni, nos Andes bolivianos é considerado o melhor do mundo, já que é cultivado a 3.800 metros acima do nível do mar e à uma temperatura de cerca de 30 graus negativos. Lá o solo, o clima, os ventos, a salinidade do ar e a altitude são muito importantes para a qualidade final do grão.
Além de ser ótima fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico (aquele que demora mais para ser digerido), vitaminas, minerais e gordura saudável, a Quinua contém todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo não fabrica e que são precursores das proteínas: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e arginina.
A quinua também é uma boa fonte de triptofano, aminoácido ligado à produção de serotonina no cérebro, responsável pela modulação do humor, pela disposição e bem-estar.
O grão pode ser apreciado pelos celíacos — pessoas com intolerância às proteínas presentes no glúten — já que não possui glúten. Sendo assim podem consumir pães, tortas e bolos feitos com farinha de quinua sem problema algum.
As calorias da Quinua se igualam ao do arroz, ou seja, cada 100g de quinua crua têm 374 calorias, contra 350 calorias do arroz integral cru e por ser rica em fibras (mais até que o arroz integral), o consumo de quinua ajuda a aumentar a sensação de saciedade durante as refeições, melhora o funcionamento intestinal e favorece no controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue. Por essas vantagens a Quinua tem sido muito utilizada por quem deseja emagrecer com saúde.
A Quinua é um alimento perfeito para ser consumido por atletas antes e depois de exercícios físicos intensos, devido ao seu baixo índice glicêmico, os carboidratos da quinua são metabolizados mais lentamente, garantindo uma reserva de energia necessária durante o esforço físico.
Recomendada pela Academia Americana de Pediatria por não possuir nenhuma contraindicação, a Quinua é um excelente alimento para as crianças, afinal ela garante um aporte maior de proteínas e carboidratos saudáveis durante a fase de crescimento.
Considerado pelos médicos como um excelente complemento alimentar também para a futura mamãe, cujo organismo precisa de 11 gramas extras de proteínas diariamente, de forma a atender à demanda de desenvolvimento do bebê.
A Universidade Maior de San Andrés, na Bolívia pesquisa a presença de fitoestrógenos na composição da Quinua, essa substância natural imita a ação do hormônio estrógeno no organismo e com isso pode ajudar a combater os sintomas da menopausa e atuar na prevenção de doenças relacionadas à diminuição do estrógeno no climatério, como osteoporose, câncer de mama e enfermidades cardíacas.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links