Publicidade

loading...

Babiana stricta

23:00:00




No sul do Brasil a azulada e perfumada Babiana stricta era facilmente encontrada, crescendo tanto nos jardins como também em áreas descampadas e terrenos baldios, mas atualmente a situação é bem diferente. Com a farta exposição da espécie seu cultivo foi aos poucos descontinuado e hoje raramente se vê esta bela espécie crescendo aos montes, como era antigamente.
Espécie pertencente a família botânica Iridaceae e nativa da África do Sul, a Babiana stricta é uma planta perene e curiosamente recebeu este nome porque nas regiões do seu cultivo era comum encontrar os macacos babuínos se alimentando de seus bulbos que ficavam descobertos por sob a terra. Popularmente ficou conhecida como Flor-de-veludo ou simplesmente Babiana.
Considerada rútica e de fácil cultivo, a herbácea bulbosa mede de 20 a 30 cm de altura e apresenta belas folhas plissadas em forma de um pequeno leque.
Suas belas inflorescências composta por muitas flores perfumadas surgem logo no início da Primavera e podem ser azuis quanto raramente, rosa, liláses, brancas ou bicolores.  Esta variação de cores e tons só é possível porque a Babiana possui muitos cultivares e híbridos.
A babiana stricta pode ser cultivada tanto em vasos ou floreiras, como também nos jardins, sempre em canteiros, na forma de bordaduras e ou maciços.
A planta aprecia ambientes bem arejados e de sol pleno, com preferência por solos arenosos e ricos em matéria orgânica, sempre bem drenados. O uso de solo arenoso evita o apodrecimento dos bulbos.
Por se tratar de uma espécie bulbosa, a planta passa por um curioso período de repouso vegetativo, o que leva muitas pessoas desinformadas a imaginar que ela morreu. Outra dica importante para quem pretende cultivar a Babiana, é o cuidado de retirar seus bulbos da terra em áreas onde costuma chover no Inverno e guardá-los em local seco e arejado, replantando novamente quando iniciar a sua brotação.
A propagação pode ser feita por sementes ou retirando os bulbinhos formados ao redor da planta-mãe, o melhor espaçamento de plantio é de 8 cm. Seu preço em viveiros de mudas e floriculturas é considerado de baixo custo e seu aspecto muito ornamental.




Nome Científico: Babiana stricta
Nome Popular: Flor-de-veludo, Babiana
Família: Iridaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene

Solo: Arenoso, fértil e com boa drenagem
Flores: Azuis, rosa, liláses, brancas ou bicolores
Luminosidade: Sol pleno
Regas: Regulares
Propagação: sementes ou bulbos retirados da planta-mãe
Cuidados: É necessário retirar os bulbos do solo em áreas onde o Inverno é chuvoso e guardá-los em local seco e arejado













Postagens Relacionadas

1 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links