Publicidade

loading...

Macaúba

14:25:00



Nome científico: Acrocomia aculeata

Nomes populares: macaúba, macaúva, macauveira




Pesquisas da Embrapa revelam que a macaúba pode se tornar importante matéria prima para a fabricação de biodiesel. Por sua grande dispersão no Brasil a macaúba se constitui hoje uma nova alternativa para a produção de biocombustível já que é facilmente encontrada em Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de países vizinhos como Paraguai, Colômbia e Bolívia. A planta também está sendo amplamente espalhada em áreas de Cerrado.
O óleo extraído da polpa da macaúba com maior potencial para a fabricação de biodiesel é dominado por ácido oléico (53%) e palmítico (19%) e tem boas características para o processamento industrial. O grande problema de utilizar a macaúba são problemas de perda de qualidade com o armazenamento do óleo. O ponto fraco da macaúba é que os frutos devem ser processados logo após a colheita, pois se degradam rapidamente, aumentando a acidez e prejudicando a produção do biocombustível. Um ponto a favor é que a torta resultante do processamento pode ainda ser usada como adubo ou como alimento animal.


Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links