Publicidade

loading...

Myristica fragrans Houtt - A Noz-moscada

18:20:00






A noz-moscada não é o fruto da moscadeira, mas a amêndoa que o seu fruto encerra. Especiaria muito usada na Índia, foi introduzida no ocidente pelos árabes, no Brasil é cultivada no Sul da Bahia. A noz-moscada possui cerca de 10% de óleo essencial, composto principalmente por hidrocarbonetos.

Propriedades terapêuticas: Analgésica, antiespasmódica, antiemética, afrodisíaca, carminativa, laxativa.
Usos medicinais: a nóz-moscada trata aftas, cólicas, diarréia e problemas no estômago. Revigora a mente e ajuda na recuperação dos sentidos após desmaios, é tônica para os cabelos, regula
menstruações escassas, dores musculares e reumatismos. Também é indicada em casos de abscessos, asma e soluço. Para problemas de estomago, é usada na forma de chá.
Esta especiaria é muito versátil na cozinha, servindo tanto no preparo de pratos doces como também salgados: desde biscoitos, tortas, pudins e bolos, até carnes e aves.
O sabor lembra uma mistura de pimenta-do-reino com canela, porém é mais sutil e aromático e por ser levemente adstringente se sai melhor em pratos salgados.
A árvore da noz-moscada atingi cerca de 20 metros de altura, é graciosa e perfumada. Suas folhas são parecidas com as do louro, e suas flores têm a forma de sino. Seus frutos, semelhantes ao damasco, mas da cor do limão, quando amadurecem se desintegram, revelando uma cobertura carmesim, que envolve uma única semente de coloração castanha, a qual depois de seca ao sol, quebra-se e revela aquilo em que se constitui a noz-moscada.




Nome científico: Myristica fragrans Houtt
Nomes populares: Noz-moscada, Noz-moscada-do-brasil, noz-moscada-do-pará
Família: Myristicaceae
Origem: Ilhas Banda, Indonésia
Clima: quente e úmido
Propagação: por sementes
Solo: rico em matéria orgânica e bem drenado
Curiosidades: a nóz-moscada é muito utilizada como condimento na indústria frigorífica e farmacêutica, na perfumaria e tabacaria. O Brasil comercializa com os países da Europa e Oriente Médio, cerca de 10 mil toneladas por ano.
O chá de apenas uma nóz pode provocar efeitos alucinógenos auditivos e visuais, descontrole motor e despersonalização.




Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. OBRIGADO PELA EXCELENTE INFORMAÇÃO, GOSTEI MUITO , PARABÉNS!

    Abraço

    Talina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links