Publicidade

loading...

Seriguela

10:07:00




A Serigüela é um fruto tropical que se destaca por seu sabor exótico e crescente aceitação no mercado de frutas, é muito comum na Região Nordestina do Brasil. Seu formato é oval e quando madura assume a cor laranja-avermelhado e até amarelado. Possui um caroço do tamanho de uma azeitona grande, polpa muito doce e suculenta, e casca bastante fina, seu consumo humano é feito por diversas formas, desde in natura até na confecção de sucos, sorvetes e doces. 
Mas o que pouca gente sabe é que a seriguela é também energizante e diurética. É utilizada para aliviar espasmos, diarréia, febre, desienteria, gases, inflamações e também serve para limpar feridas e queimaduras. É eficaz contra a diminuição dos glóbulos brancos, inapetência e anemia.
Mas o melhor da seriguela fica por conta dos deliciosos licores, vinhos, compotas, sucos, refrigerantes e sorvetes que são preparados com sua polpa.

É uma árvore de porte médio, podendo atingir até 7 metros de altura, na cidade pode ser usada como árvore para sombra, frutífera ou ornamental, possui copa viçosa, vistosa e bem esparramada, já no campo serve como cerca viva ou para recuperar áreas degradadas. É originária da América Central e muito comum na Região Nordestina do Brasil, porém é encontrada por quase toda extensão brasileira. A fruta é uma drupa de cor laranja-avermelhada e até amarelada quando maduro, com 2,5-5 centímetros de comprimento e 15-20 gramas de peso. A camada de polpa é fina, com cerca de 3 milímetros, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. É parecido com o cajá, mas ao contrário deste é muito doce. Apesar de não ter fixado como uma cultura explorada comercialmente no Brasil, a seriguela possui grande potencial econômico. Sua frutificação se dá nos meses de Outubro e Novembro, sendo colhida entre os meses de Dezembro e Janeiro.




Nome científico: Spondias purpurea L.
Nomes populares: Cirigüela ou ciruela, Serigüela, ameixa-da-espanha, cajá vermelho
Origem: América Central
Porte: até 7 metros
Clima: Tropical e Subtropical
Solo: bem drenado
Multiplicação: por estacas, dificilmente por sementes
Frutificação: de Novembro a Janeiro
Propriedades terapêuticas: Diurética, energizante.






Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links