Publicidade

loading...

Lucky-bamboo - O Bambu da Sorte

07:29:00





Conhecido como Lucky-bamboo, Bambu-afortunado ou Bambu-da-sorte, a Dracena sanderiana apesar de ter este nome não se trata de um bambu, mas sim de uma parente das dracenas e da pata-de-elefante. Esta planta é conhecida entre os Chineses como o melhor presente a se oferecer a quem esta começando algo novo, seja, abertura de uma empresa, começando em um novo emprego, se mudando para uma casa nova, casamentos, formaturas, batizados ou nascimentos, segundo a tradição a planta ajuda a atrair longevidade ou ativar energias estagnadas no ambiente.
Utilizada no Feng Shui, acredita-se que ela tenha uma energia muito positiva, já que uni dois importantes elementos, a madeira e a água, mas se ao presentear alguém você o envolver em uma fita vermelha, adiciona-se também a energia do elemento fogo, desta forma os três elementos juntos podem atrair a energia positiva (Chi) ao ambiente. É possível obter os outros 2 elementos utilizando pedras ou substrato para dar sustentação ao bambu e o metal através do vaso de vidro ou qualquer outro adorno de metal.
A quantidade de hastes também tem grande significado, sendo 2 hastes para atrair sorte, de 3 a 6 hastes para felicidade, de 5 a 7 hastes atraem saúde, 8 hastes simbolizam prosperidade, 9 hastes atraem boa fortuna e 21 hastes simbolizam benção divina.






Mas não é apenas pela fama de trazer boa sorte que esta bela espécie é muito admirada e sim também por sua grande beleza ornamental. Tem caules eretos e verticais que lembram muito o bambu, mas esta dracena com muita habilidade profissional pode adquirir formas de "S", zigue zague, em "8", trançados, espirais ou retorcidas, seja por auxílio de arame tutor ou pela ação da luz. As diversas formas adquiridas que sofisticam muito esta espécie tornam o Bambu-da-sorte muito apreciado na decoração, dando um toque oriental e de harmonia em qualquer ambiente.
Desenvolve-se bem em diversas condições de sombra parcial e se plantado diretamente no solo bem úmido pode atingir até 1, 5 metro de altura, ideal para formar conjuntos ou renques a muros principalmente em locais de pouca luminosidade, porém, por ser quase que exclusivamente cultivado em ambientes internos é utilizado preferencialmente na água, geralmente em vasos de vidro transparentes, com água sem cloro e flúor, em média de 2 a 3 cm de caule coberto pela água.





Cultivando esta bela espécie através da hidroponia, é possível formar uma simbiose, associando a planta a um peixe beta, onde as fezes do peixe oferecem fertilizante ao bambu e em contrapartida a planta oferece alimento ao peixe, mas se optar somente pela água é aconselhável acrescentar nutrientes regularmente ao seu cultivo para um melhor desenvolvimento da planta, na falta destes nutrientes o ideal é trocar a água de 3 a 5 dias.
Apesar de ser muito resistente e viver por muitos anos com poucos cuidados, dependendo basicamente da luz e da água para se desenvolver, o bambu-da-sorte, pode sofrer com o amarelamento das folhas se for exposto diretamente a luz do sol, para corrigir o problema basta trocá-lo de lugar. Suas folhas podem ser totalmente verdes ou variegadas, mas a tendência é que com o passar do tempo, a tonalidade do seu verde se intensifique.






Nome científico: Dracaena sanderiana
Nomes populares: bambu-da-sorte, bambu-afortunado, lucky-bamboo e dracena-fita,
Família: Ruscaceae
Clima: tropical e subtropical
Origem: Taiwan
Multiplicação: por estacas
O bambu-da-sorte pode ser facilmente encontrado em floriculturas e o seu preço é baseado na quantidade de hastes.
É tradição manter em casa 3 hastes de bambu-da-sorte, para atrair saúde, prosperidade e paz.





Postagens Relacionadas

1 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links