Publicidade

loading...

A Guerreira Proteia

14:19:00



Para quem não conhece a Proteia High Gold, é difícil aceitar que esta bela e delicada flor seja tão antiga e resistente, segundo muitos biólogos ela é tão antiga que serviu de alimento para dinossauros vegetarianos, ou seja, a Proteia High Gold pode ser considerada como um fóssil vivo. Se levarmos em conta o surgimento dos dinossauros pode se acreditar que esta espécie de flor pode ter cerca de 100 milhões de anos.

Elas são endêmicas da África do Sul, onde crescem as subespécies P. leucadendron e P. leucospermun, a variedade Proteia High Gold pertence à subespécie P. leucospermun e se adapta melhor ao clima subtropical.
É uma espécie que aprecia o sol pleno, por isso, não tolera geadas fortes, o solo deve ser bem drenado e com pouca matéria orgânica, de preferência utilizar um pouco de cascalho no seu cultivo.
Não é a toa que esta delicada flor resistiu por tanto tempo, ela é muito resistente a pragas, tanto que já foram catalogados mais de 60 gêneros e mais de 1.400 espécies no Hemisfério Sul, sendo a maior parte nativa do sul da África e Austrália.
Com uma textura toda especial esta exuberante flor recebeu o nome de Proteia em homenagem ao deus grego Proteus, que segundo relatos é capaz de mudar de forma de acordo com sua vontade e tem relação com a enorme variedade de formas e cores desta planta.
A Proteia ainda é pouco conhecida no Brasil e pode ser encontrada geralmente nesta época do ano (+- de Agosto a Dezembro), sua cor exótica reúne a delicadeza de sua inflorescência cor de ouro em contraste com seu caule robusto, que cada vez mais vem ganhando admiração de floristas e consumidores.
Se bem cuidado o arranjo de Proteias pode durar cerca de 15 dias sem perder seu encanto natural e se combinada em harmonia com outras plantas, como por exemplo, o antúrio chocolate ou safári, pode roubar todas as atenções em qualquer ambiente. Ela se destaca por seu estilo, elegância, sutileza de cor e exuberância de sua forma, sendo versátil em qualquer ocasião.
Além de arranjos, buquês, ramalhetes ou cestas, a Proteia combina muito bem com frutas e legumes, sendo uma ótima opção para decorar hotéis ou em buffet.




Nome Científico: Protea High Gold
Nome Popular: Proteia
Origem: África do Sul
Clima: Subtropical
Luminosidade: Sol Pleno
Adubação: deve ser feita com matéria seca na superfície do solo
Solo: Bem drenado, com pouco matéria orgânica
Curiosidade: Planta que existe desde a época dos dinossauros

Foto: Google Imagens

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links