Publicidade

loading...

Aguapé - Eichhornia azurea Kunth

16:31:00



A Eichhornia azurea Kunth. é uma espécie herbácea pertencente a família botânica Pontederiaceae da América do Sul, que vegeta em todo Brasil, mas com provável origem amazônica. Forma grandes colônias flutuantes, à guisa de ilhas, em rios e lagos.
Ficou popularmente conhecida pelos nomes de Aguapé-de-baraço, aguapé-de-canudo, aguapé-de-cordão, baroneza, camalote, colhereira, dama-do-lago, jacinto-d'água, lírio-d’água, murere, mureré-de-flor-roxa, mureré-orelha-de-veado, mureru, mureru-orelha-de-veado, mureru-de-flor-roxa, muriru, murure, murumuru, orelha-de-veado, rainha-dos-lagos ou pareci.
Planta herbácea, aquática, flutuante ou parcialmente submersa, carnosa que se desenvolve rapidamente, muitas vezes até atrapalhando a navegação. Pseudo-caules cilíndricos, carnosos, com cerca de 60 a 80cm e 1cm de espessura. Filódios ("folhas") aéreos com grande pecíolo cilíndrico, alternos, cheio de parênquima esponjoso que determina a flutuação. O limbo é orbicular ou espatiforme, rígido, ondulado e um pouco acuminado, verde-brilhante, glabro, medindo cerca de 18 a 22cm de diâmetro. Em áreas sombreadas o limbo tende a ser mais oblongo. As flores são violáceas, com perigônio tubiforme, grandes e dispostas em espigas que reúnem 10 a 12 flores. O fruto é uma cápsula seca, polisperma, com 3 lóculos, contendo sementes subcilíndricas, escuras e foscas.
O Aguapé é uma planta adstringente e vesicatória.
O uso medicinal do Aguapé deve prever o cultivo agroecológico, procurando-se povoar lagos e açudes com água de boa qualidade, principalmente livre de metais pesados.
Propagação: segmentos do pseudo-caule (talo simpodial) e sementes.
Devido a alta taxa de disseminação da espécie, deve-se conter a expansão do cultivo, através do
raleamento das colônias, para não afetar a qualidade das folhas e a oxigenação da água.
Consórcio: Pistia stratiotes, Eichhornia crassipes, Azolla caroliniana, Typha angustifolia e Acorus
calamus.


Esta planta é uma ótima forrageira e pode ser usada também para a purificação de águas
poluídas.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links