Publicidade

loading...

Clorofito (chlorophytum comosum)

09:30:00



Quem nunca ficou curioso para saber o nome desta pequena planta, que geralmente é plantada como bordadura em canteiros e jardins? Por suas características ela se destaca bem em jardins porque ajuda a quebrar o verde do gramado e dá mais qualidade ao resultado final da obra, apesar de ser parente da grama, sua presença é nítida, quando plantadas juntas.
O clorofito é originário da África do Sul e conseguiu grande aceitação no Brasil pelos amantes da Natureza e hoje já é uma das forrações mais utilizadas na confecção de jardins, principalmente sua qualidade variegada com suas longas folhas com listras brancas ou amareladas no centro ou margeando suas compridas folhas recurvadas. Gravatinha ou Paulistinha são outros nomes conhecidos do clorofito pela maioria das pessoas, essa pequena herbácea possui folhas brilhantes e macias, de onde surgem pequenas flores brancas de pequeno interesse ornamental, geralmente inflorescências que se prolongam por todo verão, dependendo da região onde foi plantada. Ao longo destas inflorescências surgem as novas mudas do clorofito dando um visual diferente à planta, motivo este, por ela ser tão utilizada também em arandelas, vasos de parede ou pendurados, jardineiras ou vasos, nesta fase suas folhas atingem em média até 30cm de comprimento, com este diferencial na sua multiplicação seu cultivo fica muito apreciado por aqueles que gostam de plantas pendentes.
Além do seu valor ornamental o clorofito ainda é de fácil manutenção e não exige cuidados especiais, além de suas regas e adubação convencionais, o solo deve ser leve e fértil para dar suporte as suas raízes que são grossas, motivo pelo qual reserva nutrientes e água para sua sobrevivência até mesmo nas épocas mais secas do ano, mas se plantada em jardins fique atento esta pequenina é sensível a pisoteios.
O clorofito vai bem em sol pleno e meia sombra também, sua multiplicação além das mudas que surgem através de sua inflorescência, também pode ser feita pela divisão de suas touceiras. Sua versão variegada é a mais procurada e difundida pelo Brasil, seu preço é baixo e seu custo benefício é bom, é encontrada em qualquer viveiro de mudas, no Ceasa ou nas floriculturas. Formar uma cesta pendente com o clorofito é uma idéia original e valoriza o ambiente, pense nisso.






Nome Científico: chlorophytum comosum
Nomes Populares: clorofito, gravatinha ou paulistinha
Ciclo de Vida: perene
Clima: tropical, sub-tropical, equatorial e mediterrâneo
Porte: entre 30cm e 40cm de altura
Família: agavaceae
Luminosidade: meia-sombra, sol pleno
Origem: África e África do Sul
Categoria: Forração e folhagens
Solo: fértil, leve
Irrigação: suporta bem fases com pouca água
Adubação: não é muito exigente




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links