Publicidade

loading...

Escova-de-garrafa

09:04:00


Você já deve ter visto esta bela espécie em praças e calçadas de sua cidade, seu nome popular é escova-de-garrafa, originária da Austrália que se adaptou muito bem ao nosso clima tropical e sub-tropical, porém, pode ser encontrada em várias outras regiões do mundo. O gênero Callistemon a qual pertence a escova-de-garrafa reúne mais de 30 espécies de arbustos e pequenas árvores, todas com a mesma beleza incomparável, tanto que se tornaram os preferidos dos paisagistas.
A cor intensa e a beleza das inflorescências atrai não só a atenção dos amantes da Natureza, como também de pequenos pássaros e beija-flores, as inflorescências de vermelho intenso são compridas e formadas por flores sem pétalas, mas com inúmeros estames vermelhos.
O formato cilíndrico inusitado das flores, gerou o nome popular de escova-de-garrafa, que impõe respeito e chama atenção com seus 7 mts de altura. Existem variações híbridas de cores diferentes como branco e róseas, mas todas com a mesma beleza exótica, o gênero Callistemon também possui variações no porte que podem ser cultivados até em vasos ornamentais, arbustos com cerca de 3 mts de altura, é o caso do cultivar Callistemon viminalis var. "Captain Cook", o que facilita para quem deseja ter esta bela espécie por perto mas não tem espaço suficiente para cultivar uma arvoreta. O arbusto pode ser empregado na formação de cercas vivas, individualmente ou em grupos.
No caso da pequena árvore escova-de-garrafa não há limites para o emprego dela no paisagismo, já que o custo beneficio é alto, pode ser plantada em calçadas das grandes cidades, fazer parte de praças e decorar pequenos jardins, sua copa é densa  e com aspecto delicado, devido ao grande número de ramos pendentes e finos, recobertos de pequenas folhas verde-claras, portanto oferece sombra, por causa do seu formato pendente é muito utilizada isolada em jardins e também é muito apreciada ao redor de lagos, onde suas folhas podem tocar a água, ocasionando uma bela imagem contemplativa e também pelo fato de se desenvolver bem em solos encharcados, bem como em solos secos.
Seu crescimento é rápido e não exige grandes cuidados a não ser o cuidado nas regas quando plantada. As flores que oferecem atrativo ao beija-flor são abundantes durante a primavera, e vai ficando mais esparsas durante o restante do ano e no verão dão lugar aos pequenos frutos lenhosos que ficam aderidos aos ramos, de onde são extraídos as suas sementes.
A escova-de-garrafa esta tão bem adaptada ao clima tropical, sub-tropical, temperado e mediterrâneo que suporta desde sol pleno, solos encharcados ou secos, frio e até geadas, mas não tolera podas muito radicais, sendo recomendado a poda leve e apenas de correção, também não é exigente quanto ao solo, que pode ser até pobre de nutrientes, sendo assim não depende de adubações periódicas.

Nome Científico: Callistemon spp
Nomes Populares: Escova-de-garrafa, Lava-garrafas, Calistemo
Família: Myrtaceae
Origem: Oceania, Austrália
Categoria: arbustos, árvores, árvores ornamentais, arbustos tropicais
Clima: tropical, sub-tropical, temperado e mediterrâneo
Poda: não aceita podas radicais
Solo: suporta solos encharcados ou secos
Multiplicação: estacas de ramos semilenhosos e sementes
Luminosidade: sol pleno
Porte: de 2,00 à 7,00 mts altura
Ciclo de Vida: perene
Adubação: não é exigente
Curiosidade: Atrai pequenos pássaros e beija-flores para o jardim

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin