Publicidade

loading...

Re- Redescobrindo o Verde - Parte 3

18:55:00

Nesta terceira parte de Re-redescobrindo o verde, vamos abordar algumas plantas de luz indireta, mas não muito intensa, espero que gostem.



Antes de cultivar uma planta precisamos sempre ter em mente que estamos tratando de um ser vivo.
São necessárias condições básicas para que a planta tenha um bom desenvolvimento, tais como água, iluminação, nutrientes e alguns cuidados.
Um dos principais fatores para um bom desenvolvimento da planta é a luminosidade do local, ou seja, não adianta inverter os "papéis" que não vai dar certo. Nenhuma planta é capaz de crescer sadia com a ausência de luz, que é fundamental para o seu desenvolvimento, como também certas espécies não toleram luminosidade excessiva. Algumas espécies necessitam de iluminação indireta, enquanto outras precisam de várias horas de exposição ao sol.
Uma série de processos e reações que envolvem a sobrevivência de uma planta depende da energia que ela absorve da luz. Dentre estes processos, podemos citar a fotossíntese. O tempo necessário de exposição à luz pode variar de planta para planta e o mesmo pode ser dito com relação à intensidade de luz. Plantas suculentas como os cactos, por exemplo, necessitam de luz solar direta pelo menos 5 horas por dia, enquanto que outras nem resistem à exposição aos raios solares diretos. Note que plantas tendem a crescer sempre na direção da fonte de iluminação, por isso, para que cresçam de maneira uniforme, o ideal é girar o vaso periodicamente. Caso sua planta esteja bem adaptada ao local, evite mudá-la bruscamente de lugar, tentando manter os vasos sempre recebendo luminosidade uniforme de acordo com suas necessidades, pois as plantas podem se ressentir com as variações de luz.


Luz indireta não muito intensa

* aspargo (Asparagus)

* antúrio (Anthurium andreanum e Anthurium scherzerianum)

* violeta-africana (Saintpaulia ionantha)

* chifre-de-veado (Platycerium)

* singônio (Syngonium)

* asplênio (Asplenium nidus)

* melindre (Asparagus setaceus)

* calatéia (Calathea)

* fitônia (Fittonia verschaffeltii)

* filodendro (Philodendron scandens)

* árvore-da-felicidade (Polyscias fruticosa)

* alumínio ou piléia (Pilea cadierei)

Todas essas plantas podem ser facilmente encontradas no Ceasa/Ceagesp, em viveiros de mudas, floriculturas, hipermercados e lojas especializadas em produtos e acessórios de paisagismo. Os preços são convidativos e você pode transformar seu ambiente, num cantinho bem gostoso, aconchegante que vai te convidar para um relaxamento. O legal de tudo é que a maioria destas plantas possui variação de cor por serem variegadas, pesquise e encontre a que mais te agrada.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links