Publicidade

loading...

Kinkan - A Laranja Ornamental

01:08:00




A Kinkan é uma fruta pequena, com apenas 2 cm de diâmetro, em média, mas de grandes e reconhecidas qualidades.
Essa laranjinha é originária da Asia mais precisamente na China, e que chegou ao Japão por volta do século XIV e rapidamente ganhou o nome de Himetachibana. Atualmente é mais conhecida como Kinkan.
No século XVII portugueses já relatavam conhecer a Kinkan, mas sua efetiva chegada ao Brasil se fez através da vinda dos imigrantes japoneses que trouxeram vários exemplares da planta, espalhando-se principalmente pelo estado de São Paulo.
A Kinkan é rica em vitaminas A e C por isso é muito utilizada  no combate a gripe e também para curar a dor de garganta.
Prefere climas amenos, solos férteis, ricos em matéria orgânica e irrigados regularmente, sempre em ambientes de meia sombra ou sol pleno. Periodicamente deve ser fertilizada com NPK 10-10-10.
Multiplica-se por meio de enxertia.






Nome científico: Fortunella margarita ou Fortunella japônica.
Nomes populares: Laranjinha Kinkan, Laranja de ouro, Laranja Xinxim
Origem: Asia
Floração: Primavera e Verão
Solo: fértil e rico em matéria orgânica
Regas: Regulares
Porte: Até 3 mts. de altura
Clima: Ameno
Adubação: Matéria orgânica ou NPK 10-10-10
Luminosidade: Meia sombra, sol pleno
Propagação: Enxertia
Propriedades terapêuticas: Antigripal e no alívio da dor de garganta.
Usos: Utilizada na culinária, medicina caseira e como planta ornamental.
Curiosidades: Quando a fruta é doce, come-se inteira, pois até a casca é doce e muito saborosa, mas quando é muito ácida para o consumo in natura, a Kinkan deve ser cozida inteira com casca, em calda de açúcar para fazer compota.




Descrição da planta: Planta originária da Asia que na China é conhecida como Kumquat ou Chin kan (em Chinês) e Kinkan (em Japonês) que significam Laranja de ouro, já no Brasil é conhecida no Sul do País como Xinxim e nas demais regiões como Kinkan.
Bela espécie de frutífera que com o passar do tempo foi conquistando seu espaço no paisagismo e na culinária de grandes chefs da gastronomia que, descobriram suas qualidades e diferenciais exclusivos, agregando sabor a pratos sofisticados.
A Kinkan apresenta alguns outros diferenciais, como a menor quantidade de gomos por fruto, coloração diferenciada e única, sua casca é de fácil digestão e a proporção entre teores de açúcar e grau de acidez. A Kinkan é rica em vitamina C (151mg/100g), cálcio (266mg/100g), potássio (995mg/100g) e boa fonte de vitamina A, fósforo e outros micronutrientes e possui 274 Kcal/100g.
O sabor da Kinkan é um pouco diferente do sabor das laranjas tradicionais porque ela não é exatamente uma laranja. Segundo a Embrapa, a espécie pertence ao gênero Fortunella, e não ao Citrus, a qual pertencem as demais laranjas, tangerinas, etc.
É uma planta muito bonita, daí o seu uso como planta ornamental,ela é ideal para decorar jardins e chácaras, é de fácil manutenção, possui no máximo 3 mts de altura, não exige cuidados especiais na adubação e ainda pode ser consumida sem moderação.
Também pode ser cultivada em grandes vasos de concreto em áreas urbanas sem qualquer problema ou mesmo no jardim.
No Japão acredita-se que cultivar a Kinkan em casa traz sorte, dinheiro e felicidade, lá o preço da Kinkan é bem acessível em relação ao preço das demais frutas que geralmente são bem caras.




Postagens Relacionadas

5 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin