Publicidade

loading...

Samambaia-fita

09:35:00


Nativa das úmidas florestas de Queensland, na Austrália e das florestas tropicais da Ásia, essa rara samambaia pode chegar a 1,5 mts de comprimento. Seu nome científico é Ophioglossum pendulum, mas ficou conhecida popularmente no Brasil como samambaia-fita. Sua beleza vem do seu verde escuro e sua forma curiosa, que mais parece um cabelo do que planta; em seu ambiente natural a samambaia-fita divide espaço com as demais samambaias do gênero Platycerium, conhecidos popularmente como chifre-de-veado e as do gênero Asplenium, como o ninho-de-passarinho.
Seu cultivo não é uma tarefa fácil, mas com um pouco de paciência e cuidados atenciosos, qualquer pessoa pode dominar esta bela espécie. A melhor maneira de cultivá-la é em conjunto com algum Platycerium, dividindo espaço no mesmo vaso até que ela se desenvolva bem e possa ser transplantada para algum vaso ou placa de fibra-de-coco ou qualquer outro tipo de vaso com material poroso e rico em matéria orgânica.
As regas da samambaia-fita devem ser periódicas, mantendo sempre úmida.
Para fortalecer sua muda faça adubações mensais com húmus de minhoca dissolvido na água das regas.
O clima ideal para a samambaia-fita é o tropical, quente e úmido, sempre na sombra, mas com claridade suficiente para seu desenvolvimento, cultivá-la debaixo de árvores e jardins de inverno são uma boa opção. Existem no mercado alguns fertilizantes especialmente desenvolvidos para o cultivo de samambaias, vale a pena apostar nestes produtos.


Nome Científico: Ophioglossum pendulum
Nome Popular: Samambaia-fita
Origem: Austrália e Florestas tropicais da Ásia
Solo: úmido, rico em matéria orgânica
Clima: tropical
Luminosidade: sombra
Adubação: requer atenção mensal
Regas: constante
Curiosidade: parecida com cabelo o que desperta a curiosidade, mas sua beleza exige atenção no cultivo

Postagens Relacionadas

1 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links