Publicidade

loading...

A Carnívora rajah

06:52:00


A planta carnívora da espécie ‘Nepenthes rajah‘ é conhecida por conseguir prender e digerir pequenos mamíferos como ratos, lagartos e sapos, que geralmente caem dentro do seu jarro e ficam presos ou morrem afogados quando buscam pela água armazenada em seu interior, talvez até um pouco de exagero, mito ou folclore local, mas a verdade é que desta forma esta espécie ficou conhecida pelo mundo todo, sempre mexendo com o imaginário de adultos e crianças. 
Pertencente à família das nepentáceas, é uma planta endêmica do Monte Kinabalu e também do Monte Tambuyukon, em Sabah, Bornéu. Elas crescem em áreas com infiltração de água onde o solo é solto e permanentemente úmido, mas sua área de crescimento preferido é próxima e ao redor de cachoeiras, onde constantemente é pulverizada pela água espalhada no ar pelo vento.
Suas cores e sua forma curiosa em forma de jarro ovalado de textura quase lenhosa, não permitem que esta bela espécie passe desapercebida dos olhos humanos, com tons que variam do roxo ao vermelho e com capacidade de armazenar muita água em seu, quase dois litros, a rajah ganhou este nome em homenagem a Sir James Brooke, um dos Rajás Branco do passado de Sarawak, a expressão raja em malaio, significa 'rei', talvez por isso que este belo exemplar é tão bem protegido em seu país.




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links