Publicidade

loading...

Capuchinha

06:36:00



A Tropaeolum majus é uma herbácea perene de pequeno porte nativa da América do Sul, que pertence à família das Topaeláceas (Tropaelaceae) usada como forração e bordadura de canteiros em jardins, no Brasil é popularmente conhecida como capuchinha e atinge até 40 cm de altura, embora apresente ramos com 3 ou 4 mts de comprimento, que podem ser educados como ramo trepadores para seu cultivo em pérgolas e até coroamento de muros.

A capuchinha possuem flores predominantemente vermelhas agrupadas em hastes florais, que florescem durante a Primavera e Verão, que exalam um suave perfume, possui folhas no formato orbicular, sempre verdes e muito decorativas com tamanho de até 6 cm.

O solo ideal para o cultivo da Capuchinha é o arenoso e o clima apropriado é o quente e úmido, as regas devem ser frequentes nos primeiros meses do plantio, e 1 vez a cada 15 dias quando não chover, com o passar do tempo podem ficar mais esparsas.

A Tropaeolum pode ser cultivada em sol pleno em locais de clima mais frio e a meia sombra em regiões de clima mais quente, a propagação acontece na Primavera nos meses de Setembro, Outubro e Novembro por meio da divisão de touceiras. A Capuchinha é considerada razoavelmente rústica e não requer muitos cuidados, pode ser adubada pelo menos uma vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão, fosforita, superfosfato, termofosfato ou adubo NPK rico em P.

A lagarta é uma praga comum que pode atacar a Capuchinha, é preciso inspeções periódicas para evitar o ataque.




Nome Científico: Tropaeolum majus
Nomes Populares: Capuchinha, Chagas ou Nastúrio
Família: Tropaeláceas (Tropaelaceae)
Origem: América do Sul
Flores: perfumadas e vermelhas, agrupadas em hastes florais
Floração: Primavera e Verão
Clima: quente e úmido
Solo: arenoso
Porte: até 40 centímetros
Regas: frequentes
Propagação: divisão de touceiras
Pragas: sujeito ao ataque da lagarta
Luminosidade: sol pleno locais clima frio, meia sombra regiões mais quentes
Adubação: NPK rico em P
Curiosidade: mesmo não ultrapassando os 40 centímetros de altura, apresenta ramos de 3 ou 4 mts de comprimento, que podem ser educados como ramos trepadores em pérgolas e muros

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links