Publicidade

loading...

Artrose X Plantas Medicinais

20:49:00



A artrose atinge milhares de pessoas em todo mundo, predisposição genética e fatores relacionados aos hábitos de vida, tais como a obesidade, colaboram para o surgimento da artrose e para combatê-la existem à disposição substâncias de origem vegetal com propriedades condroprotetoras, (preservam as cartilagens do desgaste) e antireumáticas, porque intervém sobre vários fatores inflamatórios e álgicos. Conheça agora alguns aliados no combate desta enfermidade:


° Ruibarbo – É rico em reina, uma molécula da qual se obtém a diacereína, por volta de 50g/dia, que fornece um precioso elemento terapêutico de ação antiartrósica. Inibe a atividade das enzimas proteolíticas e condrolíticas, responsáveis pelas alterações das cartilagens propensas à artrose. A diacereína gera processos reparativos do dano cartilaginoso, facilitando a reconstrução do tecido. Além disso, apresenta ação antiinflamatória e analgésica. O ruibarbo é, portanto, um remédio de fundo para os artrósicos e se consagra como uma especialidade farmacêutica.


° Castanheiro-da-índia – Contém um complexo plurimolecular chamado excina, que é extraído das sementes e do córtex. O extrato total do castanheiro possui propriedades analgésicas e contém moléculas ativas de comprovada ação antiinflamatória, entre as quais a exculoside, que tem se mostrado um potente inibidor das enzimas essenciais como as lipoxigenadas e as cicloxigenadas. O castanheiro é também rico em tanino e flavonóides. O castanheiro-da-índia é uma planta encontrada em muitos jardins, mas a maioria das pessoas desconhecem que seus extratos são indicados na cura da artrose dos quadris, dos joelhos e dos pés.


° Salgueiro – Contém eterosídeos salicílicos, moléculas complexas compostas de derivados do ácido salicílico. O córtex do salgueiro se encontra em algumas preparações fitoterapêuticas associadas à groselheira e óleos essenciais ou a arpagofitos (extratos secos e fluídos). O olmo é encontrado como suspensão integral da planta fresca.


° Garras do diabo – É um vegetal rico em glicosídios iridóidios (procumbídios, harpagosídios e harpagídios), que constituem um interessante grupo de moléculas com destacadas propriedades anti-reumáticas. Prático e eficaz é o extrato nebulizado, em cápsulas, com posologia variável de 2 a 3g ao dia. Moléculas similares estão presentes também em outras plantas, entre as quais a plantagina, uma espécie de capim.
Quando a artrose se instala, a tendência é que evolua cada vez mais e que não fique restrita somente à cartilagem, podendo se agravar e afetar outras partes do corpo. 
A dor nas articulações leva a pessoa a se movimentarem menos, isso atrofia os músculos e podem causar alterações na estrutura mecânica do corpo.
Postagem de caráter informativo. Antes de utilizar qualquer tipo de tratamento medicinal alternativo, procure um médico especialista para uma avaliação preliminar. Doses erradas ou mal administradas podem causar sérios riscos à saúde.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links