Publicidade

loading...

Blueberry = Mirtilo

21:13:00



Você conhece o mirtilo?
O mirtilo é uma pequena fruta bem menor que a uva e, quando madura, fica da cor da jabuticaba, com um sabor único e especial.
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry – a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa – e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos. Este pigmento age de maneira benéfica em nosso organismo, combatendo os radicais livres e além de ser antiinflamatório ainda melhora a circulação e ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo. Ficou comprovado ainda que o mirtilo ajuda na saúde dos olhos, já que previne doenças relacionados à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão. Os antocianos tem a capacidade de reverter ou evitar estes problemas de visão, prolongando a capacidade visual e consequentemente oferecendo uma melhor qualidade de vida para pessoas com estes problemas.


Nome Científico: Vaccinium asbey Read
Nome popular: mirtilo
Família: Ericaceae
Origem: nativa da América do Norte
Características: planta arbustiva o fruto é uma baga de sabor doce-ácido
Solo: exige solos com pH ácido.
Clima: Temperado
Propagação: por meio de estacas lenhosas ou semilenhosas.
Curiosidades: O poder de melhorar a visão é uma história que vem desde a Segunda Guerra Mundial, quando os pilotos britânicos comiam mirtilo antes dos vôos noturnos. Eles acreditavam que assim enxergavam melhor os alvos inimigos.
O mirtilo é utilizado in natura, para sucos, geléias, iogurtes, marmeladas, bolos e seu suco já foi muito utilizado para dar cor a finos vinhos tintos.


O grande sucesso das exportações do mirtilo brasileiro para a União Européia se deva ao sabor diferenciado e a qualidade de nosso fruto.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links