Publicidade

loading...

Calêndula na Medicina Caseira

16:15:00



A Calêndula é uma flor medicinal que pode ser usada como antisséptico e cicatrizante principalmente evitando infecções em ferimentos e escoriações e ainda tem lugar de destaque em nossos jardins. Existe uma extensa variedade destas plantas que florescem com as cores mais variadas, sua reprodução é rápida desde que tenham sol e umidade. Geralmente as suas sementes são espalhadas pelo vento e germinam com muita facilidade. Esta planta tem aplicações medicinais, cosméticas, e culinárias já que são comestíveis e ótima alternativa para embelezar saladas e os mais variados pratos. Curiosamente as flores da calêndula abrem durante o dia e fecham-se à noite, exalam um perfume agradável e lembram em muito as margaridas. Ficam perfeitas em jardins na forma de maciços, bordaduras e são excelentes opções para vasos e floreiras.
A Calêndula se reproduz facilmente através de sementes em solo fértil e rico em matéria orgânica, não requer cuidados especiais e ainda tolera bem o frio. A Calêndula também é muito cultivada para flor de corte para compor arranjos e decorações de festas se tornando uma boa opção por causa do seu baixo custo.



Nomes populares: Calêndula, Maravilha, malmequer, malmequer-amarelo, malmequer-do-campo, verrucária, Maravilha-do-jardim.
Nome Científico: Calendula officinalis L.
Família: Asteraceae
Origem: Europa, Mediterrâneo e Ilhas Canárias
Clima: Tropical, Mediterrâneo, Temperado, Continental e Subtropical
Luminosidade: Sol pleno
Porte: até 60 cm
Parte usada: Flores, folhas e caules.
Propriedades terapêuticas: Adstringente, analgésica, antiabortiva, antialérgica, antiespasmódica, anti-inflamatória, antisséptica, antiviral, calmante, cicatrizante.
Usos: A calêndula é usada para curar abscessos do estomago, gastrite, afecções da pele, afecções nervosas, aftas, alergia, artritismo, assaduras, feridas e inflamações da mucosa bucal e da garganta.
Modos de usar: Flores e folhas da calêndula são usadas para fazer: pomada e tintura. A tintura, diluída com água destilada ou fervida, pode ser aplicada diretamente em ferimentos diversos, exercendo excelente ação cicatrizante. Pode ser usada também na forma de ungüentos, pomadas, banhos e cataplasmas.

Postagens Relacionadas

1 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links