Publicidade

loading...

Cânfora Brasileira

10:50:00



A verdadeira cânfora (Cinnamomum camphora) é de origem Asiática e tem porte arbóreo. No Brasil temos a Artemisia camphorata que não deve ser confundida com a asiática, ela apresenta folhas recortadas, verde-acinzentadas e ricas em óleos essenciais e aromáticos, porém, possui quase as mesmas propriedades da cânfora asiática.
A Canfora é uma planta perene de pequeno porte, cresce no máximo até 40 cm de altura, é bem rústica e não necessita de cuidados especiais, embora seja uma planta medicinal ela é também bem ornamental, suas folhas são de sabor bem amargo e são a principal indicação medicinal desta planta. Deve ser cultivada a pleno sol, mas também consegue se adaptar a meia sombra, prefere solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, desta forma se desenvolve melhor. As regas devem ser regulares, porém não tolera o encharcamento. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras e também por ramos que desenvolvem raízes.
Usa-se a cânfora geralmente para dores musculares, picadas de insetos, distúrbios neurológicos e cardíacos, feridas, contusões e hemorragia uterina.
Não deve ser ingerida e seu uso deve ser apenas externo através de pomadas, tinturas, compressas ou em infusões para inalação dos vapores desprendidos. Como cataplasmas, compressas e fricções recomenda-se seu uso de 3 a 4 vezes ao dia. Usa-se também com álcool para dores musculares, picadas de insetos, distúrbios neurológicos e cardíacos, feridas, contusões e hemorragia uterina.


Nome popular: Cânfora de Jardim, macelinha canforada, canfrinho.
Nome científico: Artemisia camphorata.
Família: Asteraceae
Categoria: Medicinal, mas pode ser usada como planta ornamental
Origem: América do Sul, Brasil
Solo: fértil, enriquecido com matéria orgânica
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial
Porte: até 0,40 cm de altura
Poda: não é necessário, planta rasteira
Luminosidade: sol pleno e meia sombra
Multiplicação: touceira ou caules que possua raízes
Irrigação: constante, mas sem encharcar
Parte usada: Folhas e ramos.
Propriedades terapêuticas: Analgésica, anti-inflamatória, calmante, sedativa, descongestionante e antirreumática.
Indicações: Contusões, picada de insetos, antirreumática.
Curiosidades: planta rica em óleos essenciais e aromáticos.


Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin