Publicidade

loading...

Lágrima-de-nossa-senhora

15:54:00



NOME CIENTÍFICO
Coix lacryma-jobi L.

FAMÍLIA BOTÂNICA
Poaceae.

SINONÍMIA
Biuri, biurá, capiá, capim-de-contas, capim-de-missanga, capim-de-rosário, contas-de-nossa-senhora, lágrimas-de-job, rosário-de-nossa-senhora.

HABITAT
Espécie alóctone que é cultivada em todas as partes do mundo.

FITOLOGIA
Planta herbácea, perene, monóica, com 1 a 2m de altura. O caule é ereto, ramoso, glabro, oco e com raízes adventícias na base. As folhas são alternas, com 20 a 35cm de comprimento por 1,5 a 3cm de largura, auriculadas, lanceoladas-acuminadas, em forma de fita, amplexicaule, com as margens onduladas e escabrosas. A inflorescência é uma panícula de espiguetas axilares eretas, parcialmente ocultas pela bainha das folhas. As flores masculinas são numerosas, bifloras, localizadas na extremidade apical da espiga. As flores femininas são unifloras, solitárias, dispostas na base da espiga, envolvidas por um duro invólucro, ovóide-cônico As flores são monóicas. Os frutos, do tipo cariopse, são ovais, lustrosos, perolados, branco-acizentados-azulados, medindo 5mm de comprimento por 4mm de diâmetro, com pericarpo grosso e duro. O amido da cariopse é levemente doce.

AGROLOGIA
·      Espaçamento: 1,0 x 0,15m.
·      Propagação: sementes, semeadas diretamente a campo, em sulcos.
·      Adubação: 2 a 3kg/m2 de cama de aviário.
·      Plantio: setembro a outubro.
·      Colheita: abril a maio, embora a ocorrência esparsa de frutos maturos se verifique na maior parte do período quente do ano. A frutificação é bastante desuniforme. O fruto maturo é facilmente abcisionado pela planta.
·      Produção de sementes: 2.500 a 3.000kg/ha. Um quilograma de sementes contém cerca de 4.000 a 12.000 sementes.



PARTES UTILIZADAS
Grãos maturos.

FITOQUÍMICA
Celulose 62%, água 14%, amido 8, 4%, sais minerais 7,4%, albumina 2,1%, 2,1% glúten, substâncias gomosas e dextrona 1,7%, açúcares 0,8%, óleo pingue verde-claro 0,7%, resina amarela e mole 0,3%, ácido resinoso 0,1%, nitrogênio 0,65% (93), proteínas, lipídeos, aminoácidos, leucina, lisina, arginina, tirosina, coixol, coixenolide, sitosterol e dimetil-glicosídeo.

PROPRIEDADES ETNOTERAPÊUTICAS
Os frutos são antileucorréicos, antidiarréicos, analépticos, tônicos, depurativos, emolientes, anti-hidrópicos, muito diuréticos e nutritivos, pelo alto conteúdo de proteína e lipídeos. As folhas e colmos, usados externamente são anti-reumáticas e excitantes, e internamente antiasmáticos e diuréticos.

INDICAÇÕES
Os frutos fortalecem o baço e são utilizados no tratamento de enterite crônica, edemas, persistente em crianças, inchaço e males dos rins, reumatismo, lombalgia, abcesso pulmonar, afecções catarrais, litíases urinárias,  pneumonia lombar, apendicite, beribéri, disúria e acrodinia.




FORMAS DE USO
·      10 a 30g/xícara na forma de pó ou decocção do fruto tostado.

OUTRAS PROPRIEDADES
·      É utilizada no sul da China para a fabricação de esteiras e artesanatos trançados.
·      As sementes fornecem fécula opcional para a indústria da cervejaria.
·      Produz uma farinha de alto valor nutritivo, sendo própria para a alimentação de convalescentes e para a panificação.
·      Os frutos são utilizados em artesanato para a confecção de pulseiras, colares, rosários, braceletes, cortinas, molduras, etc.
As folhas podem ser utilizadas como forrageira, com uma produção de 59.000kg/ha. 

Fonte: Epagri

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links