Publicidade

loading...

Planta Ovo

17:55:00



A exótica Solanum ovigerum é conhecida popularmente como Pé-de-ovo, por causa da cor e do tamanho de seus frutos que se assemelham muito com ovos de galinha. É originária da Índia e pertence a família das Solanáceas (tomate, jiló, batata, pimenta) mas não é comestível, seus frutos no formato de ovos (oblongos e brancos) parecem artificiais, mas são o grande atrativo desta bela espécie que agrada adultos e crianças.
Suas flores são solitárias na cor lilás e florescem na Primavera, mas não atraem tanta atenção quanto os frutos “ovos”, que depois de maduros mudam da cor branca para tons de creme, laranja ou amarelo. A produção dos frutos só acontece uma vez durante a vida da planta, no Verão, cerca de 5 a 15 frutos em média, num período de produção de até 6 meses, depois é necessário plantar uma nova muda.
A multiplicação se faz através das sementes, embora a sua maior utilização seja para ornamentar ambientes fechados, pode ser cultivada em canteiros, vasos ou floreiras, sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil rico em matéria orgânica, as regas devem ser regulares mas sem encharcamentos.
A planta ovo não cresce muito, seu porte é de no máximo 50 cm de altura quando adulta, não requer adubação especial e nem podas, mas é suscetível a pragas, sendo assim é aconselhável aplicação de fertilizante líquido para um maior fortalecimento da planta. Essa bela planta exótica ainda apresenta propriedades medicinais, suas folhas e frutos são bastante indicados para tratamentos de colesterol alto, diabetes, artrite, entre outros.





Nome Científico: Solanum ovigerum
Nomes Populares: Pé-de-ovo, Planta-ovo
Família: Solanaceas
Origem: Índia
Propagação: sementes
Solo: fértil, rico em matéria orgânica
Regas: regulares, mas sem encharcar
Porte: até 50 cm
Luminosidade: sol pleno, meia-sombra
Curiosidades: Seus frutos parecidos com ovos de galinha são o maior atrativo da planta, embora só aconteça uma vez na vida da planta.






Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links