Publicidade

loading...

Girassol - Por que Gira?

08:27:00



O curioso movimento do Girassol em busca da luz solar acontece porque a planta é adaptada para captar a maior quantidade possível de energia solar, absorvendo mais luz para fabricar energia.
Esse movimento ocorre por causa de um hormônio chamado auxina que é responsável pelo crescimento da planta, este hormônio responde a ação da luz e funciona assim, durante o dia o lado sombreado da planta acumula auxina, crescendo assim, mais do que o restante da planta, deixando assim a flor quase perpendicular ao sol. 
A flor do Girassol por sua vez é um conjunto de até 2 mil microflores que ficam no circulo entre as pétalas, com a função principal de captar a maior quantidade de luminosidade possível, funcionando como se fosse uma antena de capacitação de energia.
Já a auxina presente nas células da planta muda para o lado não iluminado da espécie, como se fugisse da luz, criando um acumulo do hormônio no caule que cresce mais do que o restante da planta, essa migração acaba fazendo com que a flor gire em direção ao sol. Terminando a ação do sol sob a planta esse efeito termina e o girassol volta a sua posição inicial.
E bom lembrar que esse efeito só acontece quando a planta floresce, caso contrário ela permanece sempre virada para o leste, o movimento então depende da floração da planta e da produção da auxina para que o curioso fenômeno de rotação aconteça.
A beleza do Girassol conquista cada vez mais admiradores, confira algumas belas imagens.











Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links