Publicidade

loading...

Oriza - Patcholi

16:01:00




NOME CIENTÍFICO: Pogostemon cablin [Blanco] Benth. ou P. patchouly Pellet.
FAMÍLIA BOTÂNICA: Lamiaceae.
SINONÍMIA: Patcholi, patchuli, patchouli.
HABITAT:
Espécie alóctone, originária da Índia.

Planta arbustiva perene que cresce de 0,3 a 1,0m. O caule ereto, grosso, quadrangular, lenhoso na base, violeta-castanho, ramificado no dossel superior. As folhas são lisas, aveludadas, cobertas com um tomento amarelado fosco e glândulas de óleo em ambas as faces, ovadas, ponta subaguda, base cuneada, inteiras, pecioladas, opostas, com as margens grosseiramente duplo-dentadas, fortemente aromáticas e medindo 5 a 10cm de comprimento por 3 a 7cm de largura. As flores apresentam-se em glomérulos com espigas compostas, hermafroditas, pentâmeras. Fruto seco. Os ramos são radicantes.
CLIMA: Prefere clima quente e úmido. Em regiões subtropicais o crescimento é lento e não ocorre o florescimento.
SOLO: Prefere solos aluviais, ricos em matéria orgânica e bem drenados.
AGROLOGIA: 
·      Espaçamento :1,2 x 1,0m.
·      Propagação: estacas de ramos. As estacas são enraizadas em areia ou vermiculita, mantidas sempre umedecidas, sob tela de sombrite 70%.
·      Plantio: outubro a novembro.
·      Adubação: 1kg de húmus de minhoca ou composto orgânico e 100g de fosfato natural por planta. Readubar anualmente, aplicando-se 10g de fosfato de amônio por planta, a cada três meses, na primavera e verão.
·      Nutrição: é comum ocorrer sintomas de deficiências nutricionais, sobretudo de fósforo e magnésio, sob temperaturas baixas.
·      Plantas daninhas: por ter um crescimento lento, é imperioso que se faça um bom controle dos inços desde o plantio.
·      Colheita: inicia 12 a 14 meses após o plantio. As folhas são colhidas antes do florescimento, quando ele ocorre.
PARTES UTILIZADAS: Toda a planta, exceto as raízes.
FITOQUÍMICA: A planta contém 45% de óleo volátil rico em cânfora eugenol, benzaldeído, anidrido cinâmico, b-patchouleno, a-guaieno, a-bulneseno, a-terpineno, cadineno, álcool patchouli.
PROPRIEDADES ETNOTERAPÊUTICAS: Antibacteriana e demulcente.
INDICAÇÕES: A planta é utilizada no tratamento de dor-de-cabeça, fastio, náuseas, vômitos, diarréia, coriza, eructações, cólicas, halitoses, influenza, febre, dores musculares, tosse e dispepsia.
FORMAS DE USO: ·      6 a 12g/xícara, na forma de pó, infusão ou decôcto; 4,5 a 9g/xícara.
OUTRAS PROPRIEDADES: ·      O óleo essencial da planta, obtido por destilação, é utilizado na fabricação de perfumes, cosméticos e sabonetes.

·      As folhas pulverizadas, embaladas em saches, protegem as roupas do ataque de insetos.


Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links