Publicidade

loading...

Acariçoba

08:00:00



A erva-capitão é uma espécie autóctone do Brasil, ocorrendo ao longo de todo o litoral, vegetando em áreas alagadas, praias, dunas, terrenos sombrios e várzeas úmidas. É espécie pioneira de restinga litorânea. Encontra-se na natureza associada à Sporobulus ou Iresine portulacoides e Paspalum vaginatum.
Planta herbácea, perene, glabra, prostrada e rizomatosa, de caule delgado. Folhas longo-pecioladas, estipuladas, palmadas, orbiculares peltadas, crenadas, grossas, glabras, pouco pilosas, com 15 a 20 nervuras radiadas, medindo 20 a 30cm de altura e 4 a 6cm de diâmetro. As flores são brancas ou amarelo-pálidas, pequenas, numerosas, dispostas em umbelas irregulares, longo-pedunculadas, axilares e irregulares. Fruto elíptico e achatado.
Nome Científico: Hydrocotyle bonariensis Lam.
Família: Apiaceae.
Nomes Populares: Acariçoba, Erva-capitão.
Clima: Espécie de clima tropical a subtropical. É heliófita e higrófita.
Solo: A planta é encontrada em solos arenosos, uliginosos e ácidos.

·      Espaçamento: 0,3 x 0,3m.
·      Propagação: sementes e segmentos do rizoma.
·      Plantio: é feito diretamente a campo, de preferência em solo arenoso, para facilitar a colheita de rizomas de melhor qualidade. As sementes podem ser postas a germinar em substrato organo-mineral. Pode-se plantar o ano todo e m regiões cujo inverno não é muito rigoroso.
·      Irrigação: fornecimento regular de água à planta assegura a obtenção de plantas viçosas, precoces e suculentas.
·      Colheita: inicia 4 a 5 meses após o plantio.

Propriedades: Anti-reumática, emética, diurética, desobstruente do fígado e dos rins, purgativa, aperiente, anti-hidrópica e emética em doses mínimas.
Indicações: O suco da planta combate sardas e outras manchas dérmicas. Preparada em pasta, serve como masticatório. Também indicada para o tratamento de erisipelas, escrófulas, sífilis, morféia e afecções tuberculosas.
Toxicologia: Não deve ser utilizadas pelas gestantes. As folhas, em altas doses são tóxicas.
Curiosidade: O rizoma branco tem aroma e sabor de salsa.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links