Publicidade

loading...

Sapatinho-de-judeu

18:54:00



Cultivada em jardins como planta ornamental o Dois-amores também é conhecido como Dois-irmãos, picão, sapatinho-de-judeu, sapatinho-dos-jardins ou sapatinho-do-diabo. Planta perene, arbustiva, pequena, muito ramificada, lactescente, suculenta que cresce até 2m de altura, é utilizada como cerca-viva e em renques. Os ramos são suculentos, quase fistulosos e com poucas folhas. As folhas são curto-pecioladas, alternas, ovadas, oblongas, coriáceas, obtusas ou recurvadas no ápice, agudas ou acuminadas, cuneadas na base, onduladas nas margens, inteiras, carnosas, glabras, com nervura central saliente na face dorsal, medindo até 7cm de comprimento por 4cm de largura. As flores são vermelhas, pequenas (1,0 a 1,5mm); as flores masculinas são numerosas e dispõem-se na circunferência e a feminina, única, no centro, inclusas num grande invólucro bilobado vermelho até purpúreo, com a forma de um sapato, reunidas em cimeiras terminais densas. O fruto é uma cápsula mais larga que comprida (9 x 7cm), truncada na base e no ápice, 3-coca. Suas sementes são ovóide-agudas.
Propagação: sementes e estacas dos ramos. As sementes são postas a germinar em bandejas de isopor contendo substrato organo-mineral, enquanto que as estacas são enraizadas em areia, vermiculita e/ou casca de arroz tostadas.
Plantio: primavera.
Adubação: 2 kg/planta de cama de aviário.
Colheita: inicia a partir do quinto mês após o cultivo.
Nome Científico: Pedilanthus tithymaloides Poit.
Família: Euphorbiaceae.
Habitat: Espécie autóctone originária da Amazônia.
Solo: A planta adapta-se a quase todos os tipos de solo, porém não tolera os muito ácidos e encharcados. A planta é xerófila e adapta-se bem a solos pobres.
O extrato da raiz e o látex do Sapatinho-de-judeu são vomitivos. O látex, cáustico enérgico e acre, é calicida e anti-hemorrágico.
Utilizada para o tratamento de sífilis, úlceras de mau caráter, verrugas  e  para regenerar carne dilacerada. A decocção de toda a planta é eficiente contra a amenorréia.
Utiliza-se externamente. O uso interno só deve ser feito mediante orientação médica.
Por encerrar látex cáustico e tóxico, conforme a dose, o uso da planta deve ser feito sob orientação de um profissional habilitado

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links