Publicidade

loading...

Açafrão-da-conchinchina (Curcuma alismatifolia)

08:25:00





Originária da Ásia, nas regiões do Vietnã, Camboja e Laos,o Açafrão-da-conchinchina ficou conhecida por sua beleza exótica e por ser uma espécie de fácil cultivo. Dos seus rizomas brotam folhas verde-azuladas, lisas e marcadas por nervuras com faixa central arroxeada, suas longas hastes florais surgem durante o final do Verão e o Outono, após a formação da folhagem, que geralmente atinge até 1,2 metros de altura. Em suas pontas estão as brácteas (folhas modificadas) de coloração rosada, protegendo e destacando as flores lilases com manchas arroxeadas, assemelhando-se a pequenas orquídeas.
As flores do Açafrão-da-conchinchina deixam o jardim colorido por várias semanas e consequentemente atraem muitos beija-flores e logo depois entram em um período de repouso vegetativo, voltando a brotar novamente na Primavera.
Além de ser utilizada no paisagismo na forma de maciços em canteiros ou em vasos, esta bela espécie também é muito utilizada em floriculturas para a confecção de arranjos florais.
Para fazer a sua propagação divide-se seus rizomas e enterra-se cerca de 3 cm em solo rico em matéria orgânica, úmido e bem drenado, sempre a meia-sombra.
Pode ser cultivado em quase todas as regiões do Brasil, é encontrado em sites na internet que comercializam bulbos ou em viveiros e floriculturas, seu preço é considerado baixo.







Nome Científico: Curcuma alismatifolia
Nome popular: Açafrão-da-conchinchina
Origem: Ásia
Floração: Verão e Outono
Luminosidade: Meia-sombra
Solo: rico em matéria orgânica, úmido e bem drenado
Clima: adapta-se a quase todas as regiões do Brasil
Propagação: divisão de rizomas
Curiosidades: atrai beija-flor para o jardim




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links