Publicidade

loading...

Fonte Pote de Cerâmica - [ Faça Você Mesmo ]

10:09:00



Fazer uma fonte para seu jardim não é difícil, basta ficar atento para alguns detalhes simples. Funciona assim, é necessário uma base onde possa ficar uma quantidade razoável de água para que a fonte possa funcionar. Esta base pode ser uma bacia, um recipiente plástico ou alguma espécie de reservatório (tanque) em alvenaria. 
O pote poderá ficar dentro desta base com água, formando um espelho d`água ou a base pode ficar escondida. As bases onde se possa acompanhar a evaporação da água são melhores, então prefira a opção que forme o espelho d`´agua.
Vamos precisar de uma bomba submersa de aquário, elas são vendidas em lojas especializadas em aquários e possuem diversas opções. Para saber qual a ideal para sua fonte basta medir a altura que você pretende jogar a água, ou seja, se você utilizar um pote de cerâmica de 0,70 cm de altura, não coloque uma bomba inferior a esta altura. A pessoa que vai te vender a bomba te dará todas as informações necessárias para atender suas expectativas. Se você deseja uma fonte jorrando muita água, utilize- uma bomba que jogue água bem acima da altura do pote e se quiser uma fonte bem calma e bucólica utilize uma fonte com medida igual ou inferior a altura do pote.
O pote deve ser furado para a passagem da mangueira de água que irá enchê-lo, geralmente os vasos já possuem este tipo de furo, vedando logo em seguida para que a água não escoa de volta e deixe de encher o pote. Para vedar utilize silicone, durepoxi ou cola quente.
Após colada a mangueira no fundo do vaso e ligada a bomba, basta que tenha água suficiente na base para que seu pote vá se enchendo até começar a cair pela borda. Não ligue a bomba de aquário fora da água senão ela queima, fique atento para não faltar água na base de sua fonte e não se esqueça de que a água evapora, portanto é necessário sempre repor água na sua fonte.
Para não ser surpreendido com falta de água na hora de ligar sua fonte pela primeira vez e correr o risco de queimar a bomba, procure encher primeiro o pote e a base com um balde de água. 
Fique atento a folhas caídas na água para que não sejam puxadas pela bomba interrompendo o ciclo da água e consequentemente queimando a bomba. Se a base de sua fonte (bacia ou reservatório) tiver espaço e profundidade suficiente, você pode criar pequenos peixes, isso evita as larvas do mosquito da dengue, mas atenção, a bomba pode puxar seus peixinhos, então neste caso é necessário colocar uma espécie de proteção na entrada da bomba e consequentemente utilizar uma bomba que não seja tão forte ao ponto de puxar os peixinhos. Se não for utilizar peixinhos no espelho d`água de sua fonte, procure adicionar na água cloro de piscina, isso vai evitar o acúmulo das algas.
Pode-se também utilizar um tutor (cano de plástico ou metal) dentro do pote onde você passará a mangueira para que a água da bomba seja projetada bem próxima da superfície, deixando um efeito muito ornamental, inclusive pode se utilizar na ponta da mangueira um chuveirinho (semelhante aqueles de ducha ou chuveiro de banheiro).
Na primeira imagem uma fonte com espelho d`água e logo abaixo um modelo que você pode instalar no gramado, que deixa o reservatório escondido.
Para fazer uma fonte com reservatório escondido será necessário um reservatório (pode ser um balde plástico grande) com proteção em cima para dar sustentação ao pote (pode se utilizar uma grelha de churrasqueira), pedras de rio para decorar e manta de bidim (vende em viveiros de mudas) para deixar a água escorrer porém não deixar passar impurezas (folhas, por exemplo)










Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin