Publicidade

loading...

Pulmonária

07:59:00




A origem do nome Pulmonária vem do latim "pulmo", pulmão, porque sempre foi usada para tratamento dos pulmões e especialmente da tuberculose e trata-se de uma espécie de planta anti-inflamatória.
Da planta para o tratamento medicinal utiliza-se as folhas e flores e suas propriedades terapêuticas reconhecidas são diurética, adstringente, emoliente e desinfetante.
A Pulmonária é uma planta herbácea perene com rizoma subterrâneo e um tufo de caules angulosos, apresentando folhas alternas e rugosas ao tato. Na extremidade de cada caule forma-se uma haste escorpióide de flores primeiro rosadas, ficando azuladas após a fecundação. Os frutos são tetraquênios. É uma espécie européia que cresce nos bosques claros. A pulmonária é freqüentemente cultivada em jardins como planta ornamental.


Nome popular: Pulmonária
Nome científico: Pulmonaria officinalis L.
Parte usada: Folhas e flores.
Propriedades terapêuticas: Adstringente, desinfetante, diurética, emoliente,
expectorante, pulmonar, sudorífica.
Usos: A pulmonária é usada para males da bexiga, dos rins, para curar bronquite, cálculo renal, rouquidão, tosse, tosse convulsiva, tuberculose, ferimentos e inflamações. É usada também para lavagem dos olhos.
Modos de usar: Usa-se as folhas secas em infusão. Uma decocção a 10% é usada em compressas, banhos e lavagem dos olhos. É comum adicionar-se folhas de pulmonária a sopas e saladas, sendo também um dos ingredientes do vermute.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links