Publicidade

loading...

Rosa-de-sarom

08:51:00





Nome Científico: Hibiscus syriacus
Nomes Populares: Rosa-de-sarom, Altéia-arbustiva, Hibisco-colunar, Hibisco-da-síria, Mimo, Rosa-da-síria, Rosa-de-sharão
Família: Malvaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Cercas Vivas, Flores Perenes
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia
Altura: 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Solo: fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica
Podas: Limpeza e para estimular a floração
Multiplicação: estaquia e sementes
Curiosidades: tolera geadas leves e salinidade

A rosa-de-sarom é uma planta arbustiva muito florífera conhecida pelo doce perfume de suas flores.
O Hibiscus syriacus pertencente a família Malvaceae que é originária da Ásia, apresenta caule fibroso, ereto e ramificado. Suas folhas são ovaladas a lanceoladas, alternas, mucilaginosas, brilhantes, com margens recortadas e coloração verde-escura.
A bela espécie pode ter flores simples ou dobradas que formam-se em maior quantidade durante a Primavera e Verão.
Ocorrem diversas variedades de flores róseas, vermelhas, roxas, azuis ou brancas e combinações entre estas cores. As flores atraem beija-flores e borboletas.
Largamente utilizada no paisagismo isolada, em conjuntos, ou em renques, de aspecto informal ou formal, a Rosa-de-sarom pode ser cultivada como cerca-viva, oferecendo a vantagem de rústica e florífera ao mesmo tempo.
Apresenta folhagem de textura média, aberta e sua copa natural tem a forma de um vaso, seu porte é de até 3 metros de altura. A poda deixa a planta mais compacta e define outros formatos.
Com caule único e copa arredondada, a Rosa-de-sarom pode ser conduzida como arvoreta, ficando perfeita em calçadas estreitas, onde árvores maiores seriam desproporcionais. Suas flores são consideradas comestíveis e delas se pode fazer deliciosas saladas ou geleias. Das folhas também se faz um chá muito aromático.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. A rosa-de-sarom é tolerante ao frio e à geadas leves, tornando-se caduca em regiões de inverno moderado. Também pode ser utilizada no litoral, pois tolera a salinidade do solo. Adubações mensais na Primavera, Verão e Outono estimulam intensas florações e deixam a folhagem vistosa. Podas de limpeza, formação e renovação são essenciais para esta espécie e devem ser realizadas no inverno. Multiplica-se por estaquia dos ramos semi-lenhosos e por sementes.





Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin