Publicidade

loading...

Koelreuteria paniculata

13:06:00





Nome Científico: Koelreuteria paniculata
Sinonímia: Sapindus chinensis, Koelreuteria elegans
Nomes Populares: Coreutéria, Coelreutéria, Árvore-da-chuva-dourada, Quereutéria, Saboeiro
Família: Sapindaceae
Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia, China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Japão
Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Sementes ou estaquia
Curiosidades: Possui sementes comestíveis

Árvore decídua e ornamental, originária da China, Japão e Coréia, a Koelreuteria paniculata pertencente a família botânica Sapindaceae ficou conhecida popularmente no Brasil como Coreutéria. De porte pequeno a médio, possui copa ampla e arredondada, casca do tronco marrom-acinzentada que torna-se enrugado e sulcado com o passar do tempo. As folhas são pinadas ou binipinadas, com folíolos elípticos, acuminados, de margens serrilhadas, inicialmente verdes, que tornam-se amarelas, no outono, pouco antes de cair. Durante o Verão e Outono acontece a floração, despontando longas inflorescências do tipo panícula, carregadas de pequenas flores hermafroditas, tetrâmeras e amarelas. Os frutos que se seguem são cápsulas papiráceas, alongadas, infladas e verdes, que gradativamente adquirem uma cor rosada a marrom, de acordo com a maturação, contendo numerosas sementes esféricas, pequenas e negras. Os frutos persistem por longo período na árvore, e são muito ornamentais, tornando a árvore uma excelente opção para a arborização urbana e para pequenos jardins.
Além do seu efeito muito ornamental, tanto na floração como na frutificação, a espécie é rústica, tolera a poluição urbana e possui rápido crescimento, as raízes também são agressivas, ideal para cultivo em locais pavimentados, como calçadas, estacionamentos e canteiros centrais. Em grupos ou renques, formam belas alamedas. Algumas variedades da Coreutéria tem o florescimento adiado, como a “September Gold”, outras tem uma copa mais alongada, como a “Fastigiata”.
Deve ser cultivada sob sol pleno, adaptando-se a diferentes tipos de solo, mas preferindo os mais drenáveis e bem irrigados. Apesar de ser originária de clima temperado, é resistente ao calor subtropical, toleram ventos fortes, mas não a salinidade de regiões litorâneas. Multiplica-se por sementes, e mais raramente por estaquia de raízes. As sementes devem ter a dormência quebrada em água quente e germinam em cerca de 30 dias.
As sementes tostadas são comestíveis, porém não é comum o seu consumo.
Atenção: Esta planta é considerada invasiva em determinadas situações.




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links