Publicidade

loading...

Topiaria - Arte Milenar de Poda - Parte 2

18:36:00



A arte de se transformar plantas ornamentais através de podas artísticas chama-se topiaria e existe evidência da prática desta técnica desde os tempos romanos. A técnica consiste em dar formas artísticas as plantas através de tesouras de podar, com muita sensibilidade e paciência, conduzindo a planta a crescer de uma maneira que possa ser "esculpida". Para um jardineiro obter resultados satisfatórios e formas inusitadas, a planta passa por vários anos de intervenções. Estacas e armações de metais colaboram para conduzir as plantas e obter formas que de outra maneira seriam impossíveis de se conseguir naturalmente.
Conhecem-se evidências de prática de topiaria desde os romanos, tendo a arte sido retomada com vigor no Renascimento italiano, e culminado com André Le Nôtre, o criador dos jardins de Versalhes em 1662, com a utilização de várias espécies (principalmente o buxo) para obter formas cônicas e piramidais.
Já nos jardins do período vitoriano, na Inglaterra do século XIX, as formas utilizadas na arte da topiaria passaram a diferentes, sendo mais arredondadas, em forma de meias luas, corações e arcos.
Além do buxo, outras espécies de plantas como as dos gêneros Ligustrum (lentiscos), Lantana (lantana), Lonicera (madressilvas) e Hedera (hera), ou Prunus laurocerasus (o louro-cerejo) e o alecrim também são muito valorizadas para a topiaria.
Por todo o mundo surgiram diversos jardins, que ficaram famosos por causa de suas topiarias, ricas em beleza e detalhes. Mas é possível qualquer pessoa conduzir uma planta e formar sua própria topiaria, basta escolher a espécie adequada, utilizar-se de armações de arame ou metal para conduzir a planta e ter muita paciência para que a planta cresça e possa ser moldada.
Nas imagens abaixo um pouco das topiarias espalhadas pelo mundo, que chamam atenção pela beleza e criatividade.

























Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links