Publicidade

loading...

Cecropia pachystachya

10:57:00




Cecropia pachystachya - Embaúba - Uso no Jardim


A Cecropia pachystachya é uma espécie de árvore pouco utilizada em jardins, porém é uma espécie cheia de particularidades interessantes. Conhecida popularmente como Embaúba ou Árvore da preguiça, a Cecropia pachystachya possui o trono oco, fato que atrai as formigas para uma simbiose em que a planta e os insetos se ajudam, motivo pelo qual surgiu seu nome popular, uma variação da palavra ambaíba que, em tupi, significa 'tronco com orifício'.
O nome de Árvore da preguiça se deve ao fato da espécie atrair os bichos preguiças para sua copa, principalmente por causa de suas folhas novas e tenras, verdadeiras iguarias para os pequenos preguiçosos.
Árvore de crescimento rápido, a Cecropia pachystachya é originária do Brasil, encontrada do Rio Grande do Norte até Santa Catarina, em áreas de Cerrado e Mata Atlântica. Nas florestas serve de apoio para o crescimento de árvores e vegetação de crescimento mais lento e como fonte de alimento para insetos e pássaros, tornando-se espécie ideal para reflorestamento de áreas degradadas.
A Embaúba pode ser utilizada no paisagismo de jardins residenciais, seu porte é de até 7mts de altura, possue ramificações que aparecem no topo da árvore e dão à copa o formato de guarda sol, destes ramos saem folhas com 60cm de diâmetro, ásperas na parte de cima e com fina camada de penugem esbranquiçada na parte inferior.
Embora seja uma espécie rústica, a Cecropia pachystachya se desenvolve melhor quando cultivada em solo úmido, servindo inclusive de opção para locais que não apresentam boa drenagem.
As flores da Embaúba surgem de Setembro a Outubro, seus frutos surgem de Maio a Junho.






Nome Científico: Cecropia pachystachya
Nomes Populares: Embaúba, Árvore da Preguiça
Família Botânica: Cecropiáceas
Origem: Brasil
Porte: 7mts de altura
Flores: Inflorescência em formato de espiga, nasce na junção da folha com o ramo e é composta de flores brancas bem pequenas
Folhas: Até 60cm, profundamente recortadas, ásperas na parte superior e coberta de penugem esbranquiçada na inferior
Frutos: 2 mm de comprimento, formam infrutescência espigada, numerosos e alongados
Solo: Rico em matéria orgânica e úmido
Clima: Tropical e Subtropical
Regas: Primeiros 3 meses todos os dias, após isso somente em períodos de estiagem
Propagação: Sementes
Luminosidade: Sol pleno
Plantio: Covas de 50cm profundidade por 50cm de diâmetro







Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links