Publicidade

loading...

Cyclamen persicum - Delicadeza e Ornamentabilidade

15:06:00




Costumeiramente em época que a maioria das floríferas entra em estado de dormência, o Ciclame (Cyclamen persicum) foge a regra e nos oferece toda a sua beleza e graça. Majestosas pétalas acetinadas distribuídas graciosamente de forma invertidas, oferecem ao observador a ideia de pequenas e inúmeras borboletas posadas por sobre a planta.
O espetáculo de suas flores oferecem diversas cores marcantes e em vários tons de vermelho, rosa, branco, roxo e até bicolores, sempre por volta do final do Outono, perdurando até o início da Primavera. Em regiões com o clima diferenciado ao nosso, como os da Grécia, Síria e em diversas Ilhas do Mediterrâneo, locais de onde se origina o Cyclamen, é comum encontra-lo sendo cultivado voluptuosamente por canteiros e jardins, muito diferente daqui, onde a bela espécie só é vista sendo cultivada em vasos, muitas vezes utilizada somente como forma de decorar ambientes internos e por determinados poucos períodos de tempo. Em seu habitat de origem, locais de clima temperado, o Cyclamen é cultivado como planta perene, onde seu desenvolvimento em grandes áreas externas é favorecido pela quantidade menor de chuvas e menores índices de umidade do ar, mas quando cultivado em locais de clima subtropical, seu cultivo em canteiros exige muito mais cuidados. Um deles é o de transplanta-lo para um vaso durante a Primavera, época em que a temperatura e a quantidade de chuvas aumentam, voltando a ser favoráveis a este método de cultivo somente no início da Outono.






Por ser uma planta que armazena água em suas raízes e caule, o Cyclamen aprecia ser cultivado em substrato leve, bem drenável, fértil e rico em matéria orgânica, facilmente encontrados em lojas especializadas em jardinagem ou viveiros de mudas e floriculturas. Para fortalecer este substrato é aconselhável fazer uma pequena preparação cerca de 2 semanas antes do plantio do Cyclamen, com a adição de fertilizante mineral NPK 04-14-08 na medida recomendada pelo fabricante. Este período de 2 semanas serve para fixar os nutrientes ao substrato.
Após o plantio o substrato deve ser regado apenas quando estiver seco, para se ter uma noção podemos considerar a rega em 2 vezes por semana durante o Inverno e 3 vezes por semana durante o Verão, tomando o cuidado de regar o substrato só ao redor da touceira, nunca no seu meio, para que não haja o apodrecimento do tubérculo (tipo de caule subterrâneo).
Tão importante quanto as regas para o sucesso no cultivo do Cyclamen, a luminosidade também pode colaborar para o devido sucesso ou fracasso no cultivo desta bela espécie. A luz do ambiente precisa ser indireta, mas em grande quantidade, já que, se faltar claridade, os ramos do Cyclamen ficam fracos, pendem e a touceira fica aberta.
Caso as regas sejam excessivas ou falte luminosidade suficiente, o Cyclamen apresentará sintomas que podem ser facilmente identificadas pelo jardinista.

1- Folhas Desbotadas: São causadas pelo excesso de regas e podem levar a planta a ter apodrecimento das raízes e caules.
Solução: Cortar as folhas afetadas, diminuir as regas e expor a planta a ambiente bem arejado e seco.

2- Folhas Amareladas e Murchas: Surgem quando a temperatura esta alta e a umidade do ar baixa.
Solução: Transferir a planta para local bem arejado e além das regas, pulverizar as folhas da planta a uma distância de pelo menos 20cm.






Com a retirada das hastes que já perderam suas flores, é possível estimular a planta a ter novas brotações. Para fazer este procedimento basta puxar as hastes rente ao substrato com as mãos, elas saem facilmente. Esta retirada das hastes só não é indicado para o jardinista que pretende colher as sementes do Cyclamen para tentar multiplica-lo.
Veja neste post como Polonizar artificialmente o Cyclamen.
O Cyclamen é muito apreciado pelos brasileiros para decorar ambientes internos, porque o conjunto da planta se torna muito ornamental, tanto pela beleza das suas flores quanto de suas belas folhas em formato de coração.
O formato e a coloração das folhas do Cyclamen encantam principalmente, por causa de suas manchas verde-claro que conferem um efeito marmorizado, característico em suas belas folhas. Durante o Verão as folhas do Cyclamen não ficam tão ornamentais quanto em outras épocas, isso acontece por que a bela herbácea poupa energia, se revigorando apenas no início do Outono, quando recomeça o ciclo de sua delicada florada de Inverno.





Nome Científico: Cyclamen persicum
Nome Popular: Ciclame
Família: Primuláceas
Origem: Grécia, Síria e ilhas do Mediterrâneo
Porte: até 20cm de altura
Flores: Brancas, tons de vermelho, roxo, rosa e bicolores
Folhas: Muito ornamentais, com coloração marmorizada
Solo: Leve, fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica
Luminosidade: Meia sombra, em locais bem iluminados
Clima: Temperado, resistente ao Subtropical
Podas: Retirando hastes depois de sua floração
Adubação: NPK 04-14-08 no Outono
Multiplicação: Sementes
Regas: Controladas, somente com o substrato seco
Curiosidades: Em regiões de clima tropical o Cyclamen se adapta bem ao cultivo em ambientes internos.





Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links